Após dois anos sem aumento, a tarifa do Metrô, CPTM e dos ônibus em São Paulo terá um reajuste de 5,3% a partir de 7 de janeiro de 2018. Com isso, o valor passará de R$ 3,80 para R$ 4,00. Veja abaixo todos os valores informados pela Secretaria de Transportes Metropolitanos.
O aumento é inferior ao da inflação acumulada desde janeiro de 2016 quando a tarifa subiu de R$ 3,50 para R$ 3,80. No início deste ano, o prefeito João Dória, então recém eleito, prometeu não elevar o valor da tarifa unitária, mas reajustou outros tipos de tarifa como o da integração com o sistema sobre trilhos.
Desta vez, as duas esferas de governo justificaram o aumento devido aos custos crescentes com combustíveis, pneus, eletricidade e salários dos funcionários. Além do aumento da tarifa unitária outros bilhetes terão um reajuste menor, baseado na inflação no período, segundo a STM.
Bilhetes | Valores atuais | Valores propostos | |
Tarifa básica | R$ 3,80 | R$ 4,00 | |
Bilhete Único | R$ 3,80 | R$ 4,00 | |
BOM | R$ 3,80 | R$ 4,00 | |
Escolar | R$ 1,90 | R$ 2,00 | |
Madrugador Comum | R$ 3,40 | R$ 3,50 | |
Bilhete Único Integrado | R$ 6,80 | R$ 6,96 | |
Madrugador Integrado | R$ 6,10 | R$ 6,24 | |
Fidelidade 8 | R$ 28,80 | R$ 29,50 | |
R$ 3,69 | |||
Fidelidade 20 | R$ 70,00 | R$ 71,50 | |
R$ 3,58 | |||
Fidelidade 50 | R$ 170,00 | R$ 174,00 | |
R$ 3,48 | |||
Lazer | R$ 34,00 | R$ 34,80 | |
Temporais (Tarifa média por passageiro) | |||
Exclusivos | |||
Mensal Comum | R$ 190,00 | R$ 194,30 | |
24 Horas Comum | R$ 15,00 | R$ 15,30 | |
Integrados | |||
Mensal Comum | R$ 300,00 | R$ 307,00 | |
24 Horas Comum | R$ 20,00 | R$ 20,50 |
Longe de cobrir os custos
A nova tarifa, assim como ocorreu anteriormente, não cobre nem perto os custos do sistema de trens e de ônibus na capital paulista. A CPTM dá prejuízos desde sua criação e o Metrô passou a ser deficitário nos últimos anos. Já os ônibus de São Paulo exigem um subsídio salgado de quase R$ 3 bilhões por ano. E o buraco deve aumentar: com a concessão de linhas de trens e metrô, as empresas privadas têm garantido o repasse de um valor fixo por passageiro transportado. Com isso, o contribuinte, mesmo que não utilize transporte público, terá de cobrir esses déficits.
Nos últimos 20 anos, a tarifa unitária subiu de R$ 0,90 para R$ 4,00, alta de 344% – no mesmo período, a inflação subiu cerca de 366%. Os reajustes, que há alguns anos passaram a ser feitos no início do ano e em conjunto, acabaram perdendo força após os protestos de 2013. Naquele ano, a tarifa havia subido de R$ 3 para R$ 3,20, o que gerou uma grande mobilização e obrigou tanto prefeitura quanto estado a voltar ao valor original.
Apenas em janeiro de 2015, a tarifa voltou a subir para R$ 3,50 e para os atuais R$ 3,80 em janeiro de 2016. Veja abaixo a evolução do preço da tarifa de ônibus em São Paulo desde 1997.
“Com isso, o contribuinte, mesmo que não utilize transporte público, terá de cobrir esses déficits.” Não entendi essa parte, poderia explicar melhor?