Conforme antecipado pelo blog, o ‘megatuzão’, shield duplo que escava o trecho norte da Linha 5-Lilás, chegou nesta segunda-feira à última estação programada, Chácara Klabin, onde existirá a conexão com a Linha 2-Verde.
Com isso, falta apenas um último trecho a ser escavado, de 362 metros até o poço Dionisio da Costa, onde a tuneladora será desmontada e retirada do subsolo.
O shield havia partido da estação Santa Cruz em dezembro e levou cerca de 120 dias para percorrer os 880 metros entre as duas estações (dados estimados). Ele iniciou seu trabalho em setembro de 2013 no VSE Bandeirantes, às margens da avenida do mesmo nome. Estima-se que a chegada em Dionisio da Costa deverá ocorrer em junho.
Além desse equipamento, que escava um túnel com duas vias de trens, a linha 5 contou também com dois outros shields chamados de singelos por escavarem uma via apenas cada um. Ambos já concluíram seus trabalhos e foram desmontados.
A expansão da Linha 5 deve começar a virar realidade em meados do ano que vem. As três estações na região de Santo Amaro – Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin – já estão na fase de acabamento e instalação de equipamento. Nesse trecho também estão sendo realizadas a concretagem da base dos trilhos (veja imagem abaixo).
Já no trecho entre Eucaliptos e Chácara Klabin, os trabalhos ainda estão na fase final da parte civil. As vias ainda aguardam o fim da escavação do shield para que seja possível instalar trilhos e sistemas. Essas estações estão previstas para o final de 2017.
Enquanto isso, Campo Belo deverá ser a única estação a não ficar pronta antes da abertura da linha. A expectativa que isso ocorra em 2018.
Depois é Esperar o Governo Divulgar a Ligação da Linha 5 Lilás do M’boi Mirim, na Zona Sul da Capital Paulista Até o Bairro Guarulhense do Picanço Passando Pela Estação Bresser, em Parceria Com a Linha 3 Vermelha
Boa notícia!!!!