Tatuzão Cora Coralina chega à estação Anália Franco

Tuneladora que escava os túneis da extensão da Linha 2-Verde levou 45 dias para ir do poço Coxim à estação na Zona Leste. Veja vídeo da chegada
Tuneladora Cora Coralina em Anália Franco
Tuneladora Cora Coralina em Anália Franco (CMSP)

A enorme tuneladora “Cora Coralina”, do Metrô de São Paulo, chegou à estação Anália Franco, da Linha 2-Verde, nesta quinta-feira, 27 de junho.

Ele havia partido do VSE Coxim em 13 de maio e levou 45 dias para percorrer a etapa atual de escavação. Segundo o Metrô, foram instalados 253 anéis de concreto que formam a estrutura dos túneis.

Ao contrário da etapa anterior, o tatuzão teria avançado em um ritmo menor. Foram 411 metros escavados, o que significa uma média de pouco mais de 9 metros de avanço diário.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Funcionários esperam pela chegada da tuneladora
Funcionários esperam pela chegada da tuneladora (CMSP)

Entre a estação Vila Formosa e o VSE Coxim (300 metros) foram 22 dias a uma média diária de 13,5 metros.

Até aqui, a máquina avançou cerca de 1,6 km desde o Complexo Rapadura e ficará estacionada em Anália Franco por cerca de 20 dias para manutenção, antes de retomar a escavação com destino à futura estação Santa Clara – haverá uma pausa antes no poço Cestari.

Confira o avanço da tuneladora Cora Coralina
Confira o avanço da tuneladora Cora Coralina

Ao todo, a tuneladora deverá escavar cerca de 4 km de túneis na primeira fase, antes de ser desmontada no VSE Falchi Gianini e levada para a Penha para iniciar a segunda fase.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. Será que até dezembro a TBM chegará ao VSE Falchi Gianini e o túnel em NATM duplo estará concluído entre aquele poço e os túneis singelos próximos da Estação Vila Prudente? Concluída essa etapa possivelmente no final deste ano e início de 2025, acredito que no segundo trimestre do ano que vem a via permanente poderia começar a ser implantada, aguardo ansioso por essa extensão!

    1. Numa projeção minha bem otimista, o tatuzão chegaria no VSE Falchi Gianini em abril de 2025. Vamos ver se eu acerto rsrs

  2. Nessa velocidade, com parada técnica de 20 dias a cada chegada e poço (só aí serão aproximadamente 100 dias parado), sobrará cerca de 80 dias até 31 de dezembro de 2024 para perfurar cerca de 2400 metros, ou seja, teria que perfurar 30 metros por dia; praticamente impossível. A licitação dos trens para a linha 2, também se arrasta. Não vejo empenho do governo igual tem se mostrado com a linha 6, laranja. Acho q perderá a oportunidade de inaugurar antes da eleição de 2026, por incompetência própria, pois ñ falta dinheiro e não tem problemas adversos q atrasaria a obra. Uma pena.

  3. O tatuzão não vai ate vila prudente certo? já tem tunel feito entre vila prudente e oratório?.A Próxima estação no caso Santa Clara tem uma distancia bem maior portanto a tuneladora deve demorar mais mesmo.Aunica coisa que acho esquisito é ter que desmontar a tuneladora e ter que montar tudo de novo pra furar no sentido penha perde-se meses nessa desmontagem.

Comments are closed.

Previous Post
Estruturas das portas de plataforma sendo instaladas em Vereador José Diniz (CMSP)

Linha 17-Ouro: trem perto do Brasil e portas de plataforma a caminho

Next Post
Novos trens da Linha 6-Laranja serão monitorados remotamente (Alstom/LinhaUni)

Veja 14 detalhes sobre os novos trens da “Série 600” da Linha 6-Laranja

Related Posts