A tuneladora “Cora Coralina”, maior do tipo já usada em escavações no Brasil e que abre os túneis da Linha 2-Verde, voltou a operar nesta segunda-feira, 13, segundo o Metrô.
Como o site antecipou na semana passada, o Consórcio CML2 já preparava sua partida para os dias seguintes após uma pausa de 27 dias no VSE Coxim, onde foi arrastada para a posição de emboque.
A nova etapa, contudo, será curta, de apenas 411 metros, segundo o Metrô. Assim, é bastante provável que o tatuzão atinja a parede da estação Anália Franco, sua próxima parada, por volta do dia 15 de junho.
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Se isso for confirmado, ele terá avançado a um ritmo de diário de pouco mais de 12 metros, coerente com sua capacidade de escavação de 15 metros por dia.
De acordo com o Metrô, Cora Coralina já escavou e instalou as aduelas de túneis em um trecho de 930 metros desde o Complexo Rapadura, de onde partiu.
A tuneladora, fabricada na China pela CREG, superou em tamanho um tatuzão alemão usado na Linha 4 do Metrô do Rio, com uma roda de corte com 11,66 metros de diâmetro.
“Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo”, diz a companhia.
O tatuzão da Linha 2-Verde será responsável pela contrução de 7,5 km de túneis no ramal, em duas fases. A primeira etapa, com quatro estações entre Vila Formosa e Vila Prudente, será entregue em 2026, já o segundo trecho, entre Penha e Vila Formosa, está previsto para 2027.
O governo do estado prevê investir R$ 13,4 bilhões na amplicação da Linha 2-Verde, que ganhará mais 8 km operacionais e 22 trens em vias de serem licitados em um pacote com 44 composições.