Tatuzão da Linha 2-Verde chega ao Poço Capitão após escavar 225 metros

Tuneladora Cora Coralina partiu da estação Anália Franco em 10 de agosto na primeira etapa até atingir a estação Santa Clara
Tatuzão Cora Coralina chega ao Poço Capitão
Tatuzão Cora Coralina chega ao Poço Capitão (CMSP)

O Metrô e o Consórcio CML2 concluíram mais uma etapa de escavação com a tuneladora “Cora Coralina”, que monta os túneis de via da extensão da Linha 2-Verde até Penha.

Nesta quarta-feira, 21, o tatuzão chegou ao Poço Capitão, localizado na rua Capitão Ferraiuolo, na Vila Invernada.

O equipamento havia retomado as escavações a partir da estação Anália Franco em 10 de agosto e percorreu 225 metros até o novo ponto de parada.

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Máquina atingiu uma média diária de avanço de mais de 20 metros
Máquina atingiu uma média diária de avanço de mais de 20 metros (CMSP)

Ao todo, Cora Coralina já montou 2 km de túneis desde que deixou o Complexo Rapadura no final do ano passado.

Segundo o Metrô, foram retirados 167 mil m³ de terra e instalados 1.037 anéis de concreto em 1.555 metros de túneis.

Mais de 20 metros de túneis escavados por dia

O ritmo de escavação da tuneladora nesta etapa foi bastante produtivo. Segundo cálculos do site, a máquina avançou a uma média diária de mais de 20 metros. Na etapa anterior, a razão de avanço foi de 9 metros.

Avanço da Tuneladora Cora Coralina até o Poço Capitão
Avanço da Tuneladora Cora Coralina até o Poço Capitão (clique na imagem para ampliar)

O próximo passo será o arraste da máquina até a posição de emboque, de onde partirá em direção à estação Santa Clara, com mais uma parada, no VSE Cestari.

A tuneladora está na primeira etapa de seu trabalho, que compreende ainda as estação Orfanato e os poços Madrid e Falchi Gianini, este o local onde será desmontada para ser enviada à estação Penha.

De lá Cora Coralina partirá para a segunda etapa, passando pelas estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel e então concluir as escavações ao retornar ao Complexo Rapadura.

 

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  1. Será que irá ocorrer só o arraste, com parada técnica no VSE Cestari ou, já irá fazer parada técnica no Poço Capitão também. 225 mts 11 dias de perfuração, esperamos que não ocorra parada de manutenção nesse local, Se não vira novela rs.

  2. Gostaria de entender o motivo desse sistema, não seria mais fácil ter começado a escavar da Penha? Evitando ter que desmontar, transportar e remontar Tatuzão.
    Alguém pode me explicar?

    1. As estações que estão escavadas agora vão ser inauguradas primeiro, enquanto o trecho até Penha vai ser inagurado no ano seguinte, sem contar a geologia do trecho até Penha.

  3. Que continue neste ritmo e que tenha pouca interferencias internas e/ou externas que causem atrasos. A população da cidade de São Paulo precisa deste tipo de transporte para ter boa condição de vida. Mas sem ter que pagar caro por isso. Afinal o poder público tem uma das maiores arrecadação de impostos nas mãos para prestar um melhor serviço aos contribuintes paulistano.

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