O tatuzão Cora Coralina, como foi batizada a tuneladora que
escava os túneis de ampliação da Linha
2-Verde do Metrô de São Paulo, chegou na noite da
última quinta-feira (10) ao Poço Cestari, localizado na Avenida
Engenheiro Cestari, na Vila Diva.
Nos 250 metros escavados pela máquina
desde o Poço Capitão, foram retirados 26 mil m³ de terra e
instalados 162 anéis de concreto. O trabalho de escavação deste
trecho, realizado pelo Metrô e o Consórcio CML2, foi iniciado em 26
de setembro.
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O próximo destino do tatuzão Cora Coralina é
a futura estação Santa Clara e, sua última parada, é o poço Falchi
Gianini, passando também pelo Poço Madrid e a estação Orfanato.
Nesta etapa, serão 4,5 km de extensão, sendo 3,7 km de túneis e 800
metros de estações e poços de ventilação.
A máquina, que mede 100 metros, pesa 500 toneladas e escava até 20
metros por dia, será então levada desmontada para o canteiro de
obras da estação Penha.
A partir de lá, passará a escavar no sentido do Complexo Rapadura,
concluindo todo o túnel da ampliação da Linha 2-Verde.
No total, serão 8,3 km de vias e oito novas estações, cruzando a
zona leste de São Paulo e expandindo a Linha 2-Verde da Vila
Prudente até a Penha, na Linha 3-Vermelha. A expansão vai
beneficiar 1,2 milhão de pessoas diariamente.
Será que chega ate o final do ano em Vila Prudente?
ela volta para rapadura o túnel entre vp e rapadura tá pronto
TGK, o túnel pronto é entre a VP e o poço Falchi Gianini. A tuneladora tá no meio do caminho…
A tuneladora (tatuzão) está agora no Poço (VSE) Cestari, localizado entre as futuras estações Anália Franco e Santa Clara.
Portanto, o túnel está pronto somente, até o momento, entre o Complexo Rapadura (localizado entre as futuras estações Santa Isabel e Vila Formosa) e o VSE Cestari (citado acima), já que está sendo escavado no sentido Vila Prudente (a partir do Complexo Rapadura neste primeiro momento).
É preciso escavar ainda entre o VSE Cestari e o VSE Falchi Gianini (localizado entre a futura Estação Orfanato e a Estação Vila Prudente).
Os túneis entre VSE Falchi Gianini e a Estação V. Prudente já estão prontos (estes não foram escavados pelo “tatuzão”, mas sim pelo método NATM).
Chegando no poço (VSE) Falchi Gianini, o shield (tuneladora) será desmontado (previsão para o 1º semestre/2025) e transferido para a vala na Penha, onde será remontado, para então escavar entre Penha e o Complexo Rapadura, finalizando todo o trecho de túneis entre V. Prudente e Penha.
P.S.: uma 2ª (outra) tuneladora deverá escavar, a partir de 2026, de Penha até Dutra (Guarulhos).
Conforme minha explicação acima, entre o VSE Falchi Gianini e V. Prudente, os túneis já estão prontos (foi pelo método NATM).
A previsão é alcançar o VSE Falchi Gianini só no 1º semestre do próximo ano.
Neste ano ainda não dá tempo.
Retorno de informação da linha 2 verde. Agora 20 dias para Manutenção depois Santa Clara parando mais 20 dias, depois poço madri, mais 20 dias parado, segue para orfanato e mais 20 dias parado e chegando ao Falchi Gianini sendo então desmontado. Só de paradas técnicas serão aproximadamente 80 a 90 dias, já dando início de janeiro. Mais periodo de perfuração , devendo chegar em Março de 2025 ao poço Falchi Gianini para desmontar. Iniciando na Penha próximo a Agosto de 2025. Muito tempo para perfurar poucos kms. Mas parece que é essa a meta do governo. O povo, esse q espere.
Se não fizer manutenção, a máquina quebra. No mundo inteiro é assim.
Meio estranho o fato do tatuzão chegar no Falchi Gianini já no ano que vem, mas a inauguração desse trecho de 4 km ser só em 2027. Dois anos pra concluir apenas as estações, com as escavações já concluídas? Não faz muito sentido.
2 anos para concluir as estações (além da instalação de trilhos e todos os sistemas nos túneis) não é muito. Tempo aceitável.
O problema foi a demora para iniciar as escavações (isto sim atrasou), já que as obras iniciaram no início de 2020 (quase 5 anos já), mas a tuneladora só foi montada no Complexo Rapadura no 2º semestre do ano passado apenas.
Mas não são “só” as estações, tem todo o processo de concretagem das lajes de fundo do túneis, via permanente, sistemas, acabamento das estações, testes com os trens (que sequer começaram a ser produzidos), enfim. 2027 tá factível.
A empresa e até os funcionários responsáveis pelo “tatuzão* Cora Coralina estão “mandando bem”. O ritmo de trabalho parece ser muito bom e, salvo um ou outro atraso que sempre pode ocorrer, a expansão da Linha 2 – Verde, deverá ser entregue mais ou menos no prazo estipulado. Quem trabalha e trabalha bem merece elogio.