Tatuzão da Linha 2-Verde começa a ser transportado para São Paulo

Maior peça da tuneladora será levada na madrugada desta terça-feira (06) e contará com o apoio de 30 profissionais da Artesp, Ecovias, SPMar além de policias militares e empresa de transporte especializada. Comboio subirá a Serra do Mar a 5 km/h
A tuneladora Cora Coralina montada na China (CML2)

O tatuzão da Linha 2-Verde quechegou ao Brasil semanas atrás começou a ser transportado para a capital paulista. Na noite desta terça-feira (06) ocorrerá o deslocamento da principal peça da tuneladora, pesando 190 toneladas.

A tuneladora da Linha 2-Verde, fabricada pela empresa CREG, tem origem chinesa e deverá ser a maior máquina deste tipo a operar no Brasil, com 11,66 metros de diâmetro.

Para o transporte da máquina, que pesa 2,7 mil toneladas e tem cerca de 100 metros de comprimento, serão realizadas viagens fracionadas supervisionadas.

Nesta segunda-feira (05) quatro peças menores já foram transportadas em caminhões, com peso total que varia de 85 até 138 toneladas.

A maior peça do tatuzão é o chamado Main Drive, possuindo 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. Esse componente é responsável, principalmente, pela rotação da roda de corte através de um conjunto de motores.

Diagrama do sistema main drive do Tatuzão
Diagrama do sistema main drive do Tatuzão

O deslocamento ocorrerá por meio do sistema Anchieta Imigrantes a uma velocidade de apenas 5 km/h. O traçado contemplará a rodovia Anchieta (SP-150), Interligação Baixada (SPI-059/150), Imigrantes (SP-160), Rodoanel (SP-021) e a SPA-086/21.

A operação contará com 30 profissionais da Ecovias, SPMar e Artesp, além de apoio da Polícia Militar Rodoviária, DER e de empresa de transporte especializada no deslocamento.

O Main Drive é responsavel pela rotação da roda de corte (Jean Carlos)
O Main Drive é responsavel pela rotação da roda de corte (Jean Carlos)

O objetivo da operação é atingir as imediações do Complexo Viário Jacu Pêssego. A partir deste ponto a responsabilidade no transporte passa para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

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Serão realizadas as seguintes interdições:

  • O tráfego da pista Marginal Sul da Rodovia Anchieta (SP 150) será redirecionado para a Pista Central.
  • O trânsito no km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes será desviado para a Rodovia Anchieta através da Interligação baixada (SP 059);

São realizados os seguintes bloqueios:

  • Alças de acesso da Pista Marginal da Anchieta entre o km 59 e 64;
  • Km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes (SP 160)
  • Alça do km 274 oeste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP055) – acesso a Imigrantes.
  • Alça do km 274+200 leste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) – acesso a Imigrantes.

A expectativa é que o Consórcio CML2 monte o equipamento nos próximos meses na laje de fundo do Complexo Rapadura, que está sendo preparado para recebê-lo. O início das escavações deve ocorrer a partir de agosto no sentido da estação Orfanato.

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2 comments
  1. Praticamente 1 mês após a chegada ao porto de Santos, agora começaram a transportar o tatuzão (por partes). Essa demora sempre acarreta mais custos à obra. Mas, enfim, esperamos que o complexo Rapadura fique pronto para a montagem do tatuzão, para não ter mais demora na execução, além do necessário.

  2. Que venham mais linhas de metrô para São Paulo para que possamos ter mais facilidade para se deslocar e conhecer melhor nossa cidade.

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