Tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô aparece sendo fabricado na China

Imagem mostra a roda de corte da tuneladora sendo montada na fábrica da CREG. Equipamento deve ser enviado ao Brasil em 2023
Roda de corte do novo tatuzão do Metrô de SP (CML2)

O mais novo e maior tatuzão a ser usado numa obra metroviária do Brasil já está sendo fabricado na China, precisamente na cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan. Uma imagem compartilhada nas redes sociais mostra a roda de corte da tuneladora que fará a escavação dos túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha.

A tuneladora terá um diâmetro de 11,65 m, superando um equipamento semelhante que abriu os túneis da Linha 4 do Rio na década passada. Fabricado pela alemã Herrenknecht, o “tatuzão” carioca tem 11,5 m de diâmetro e hoje encontra-se desativado.

Em São Paulo, o maior TBM (Tunnel Boring Machine, ou máquina perfuradora de túneis) já utilizado foi o que escavou parte dos túneis da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás, com 10,58 metros de diâmetro.

O “tatuzão” da Linha 2 está sendo fabricado pela chinesa CREG, que tem fornecido vários equipamentos semelhantes pelo mundo (foto)

O equipamento que está sendo montado na China foi encomendado pelo Consórcio CML2 junto à CREG, empresa que ainda não forneceu esse tipo de máquina no país. Há outros dois tatuzões de porte semelhante na capital paulista, os que estão escavando os túneis da Linha 6-Laranja e foram fabricados pela empresa NHI.

O provável motivo para que a tuneladora da Linha 2 seja a maior usada no Brasil é o fato de a Linha 2-Verde ter dimensões maiores que as linhas 4 e 5. Os trens, com bitola de 1,6 m, possuem uma largura de 3,1 m aproximadamente. Já as composições que operam na Linha 4-Amarela, fabricadas pela Hyundai Rotem, são mais estreitas, com 2,8 m de largura.

Além disso, é preciso acomodar as passarelas de emergência nas laterais dos túneis, o que exige mais espaço para uma evacuação já que a alimentação elétrica dos trens é feita pelo terceiro trilho, localizado na via.

Vala sendo escavada no Complexo Rapadura (iTechdrones)

Início da escavação no Complexo Rapadura

O tatuzão da CREG deverá chegar ao Brasil em meados de 2023 para então ser montado na vala que está sendo escavada no Complexo Rapadura. De lá, a máquina abrirá os túneis no sentido da estação Vila Prudente, passando por Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, antes de ser desmontado no VSE Falchi Gianini.

O Metrô pretende inaugurar essas quatro estações um pouco antes das outras quatro que compõem o projeto. A princípio, a previsão é que a Linha 2-Verde conte com as novas paradas em 2026.

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3 comments
  1. E pensar que essa coisa ja poderia estar prontinha desde o ano passado…
    Se aproveitaram da demora que os protestos causaram, só que o atraso deveria ser só na vala do rapadura, e nao na fabricaçao e escolha do tatuzao!!!

  2. O motivo maior para que as tuneladoras sejam maiores é que foram redimensionadas as passarelas de emergência obrigatórias nas laterais dos túneis, o que exige grandes espaços para uma evacuação com segurança, além de facilidades operacionais, embora a alimentação elétrica dos trens das Linhas 1, 2 e 3 sejam feitas pelo terceiro trilho localizados na lateral da via semelhantes a outras cidades brasileiras, as linhas que utilizam catenárias e captação elétrica aérea possuem um pantógrafo instalado no teto das composições em que também é necessário um grande espaço adicional.

    O fato de a Linha 2-Verde possuir dimensões maiores com relação as composições que operam na as linhas 4, 5 e 6 com bitola de 1,43 m que são mais estreitas, com ~2,8 m de largura, e os trens das Linhas 1, 2 e 3 com bitola de 1,6 m possuem uma largura de ~3,1 m aproximadamente semelhante aos trens da CPTM e SUPERVIA, significando que composições com carruagens maiores nesta proporção independente da bitola possuem uma capacidade de ~20% maior de movimentar passageiros, e a escolha da expansão da Linha Verde rumo a Guarulhos e Alto Tietê foi acertada, pois se integrará com a linha 2-Vermelha entre outras.

    Com relação a esta tuneladora do Metrô que está sendo fabricada no exterior que possuirá um diâmetro de 11,65 m é semelhante a utilizada nos túneis da Linha 4 do Metrô do Rio que possui características iguais as Linhas 1,2 e 3 de SP, o equipamento possui ~11,5 m de diâmetro assim como outros com estas características e por se encontrarem hoje inoperantes e desativadas poderiam serem emprestadas e utilizadas nesta tarefa, por se tratarem de equipamentos de altíssimo custo e de uso restrito.

  3. nao entendi até hoje a escolha da perfuração deste trecho. Rapadura em direção a vila prudente, desmonta , monta de penha para rapadura, desmonta, monta de penha para guraullhos

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