O maior tatuzão já encomendado na América Latina está começando a tomar forma no fundo da vala do Complexo Rapadura, na Zona Leste de São Paulo. O equipamento fabricado na China pela empresa CREG escavará cerca de 8 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha.
Encomendada pelo Consórcio CML2, a tuneladora chegou ao país em maio e dias depois começou a ser levada em comboios até o canteiro de obras no Jardim Têxtil.
A surpresa é que a empresa já deu início ao içamento da parte frontal do tatuzão mesmo com a laje de fundo da vala ainda incompleta.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Imagens das primeiras peças montadas surgiram nas redes sociais em dias recentes. O CML2 está usando os serviços da Locar, empresa que deslocou um dos seus enormes guindastes para realizar a transferência dos equipamentos até a posição de partida.
Segundo relatos do Metrô, a meta é iniciar as escavações dos túneis até o final deste ano. O tatuzão seguirá no sentido de Vila Prudente passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato até chegar ao VSE Falchi Gianini.
Lá a máquina será desmontada e transportada para a Vala Penha onde então será preparada para a segunda etapa de escavações. Com 11,66 metros de diâmetro, o TBM (Tunnel Bore Machine em sua denominação em inglês) supera o tatuzão usado nas obras da Linha 4 do Metrô do Rio, até então o maior já usado no Brasil.
A extensão da Linha 2-Verde até Penha tem previsão de ser entregue em 2026.
bom dia,
e as obras da estação paulo freire, quando começa?
e trecho importante que muitas pessoas precisam.
poderia nos informar
vai demorar Fernanda por que essa área vai ser a fase 2 da L2 para Guarulhos . Por causa de certos moradores perto onde tá sendo montada a tbm segurar por 1 ano a obra era para ser até Guarulhos
estação Fernão Dias !
Paulo Freire mesmo, se informe
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/05/29/justica-proibe-metro-de-sp-de-alterar-nome-de-futura-estacao-paulo-freire.ghtml
A justiça barrou esse nome
O problema é justamente este: é um trecho que “muitas pessoas precisam”.
Não há condições técnicas e físicas para atender todo mundo só com a Linha 2–Verde. Isto seria (e é) inviável, irracional, sofrível e perverso, sobretudo enquanto se pensa em desafogar a Linha 3 e, na contramão deste pensamento, saturar cada vez mais a Linha 2 até explodir como uma panela de pressão! É ilógico! É perverso!!!
A L2 só vai aguentar a demanda até Vila Formosa. Após isso, já vai precisar de ajuda. Que dirá seguindo após Penha?!
A Linha 19 é que foi projetada tecnicamente para atender Guarulhos e adjacências, e NÃO a L2!
Portanto, é a L19 que tem/precisa e deve SAIR DO PAPEL o mais rápido possível (e NÃO priorizar a L20 na região da Faria Lima em detrimento da L9).
Qualquer coisa diferente disso, é pura politicagem, ignorância e má-fé dessa “turma” que está aí agora no Governo do Estado de SP querendo acabar com o estado mais rico do país!
[CORREÇÃO]
em detrimento da L19***
provavelmente as obras da estação paulo freire, começa em 2025 ?
Não, não há previsão de levar a linha 2 Verde até Guarulhos, essa estação faz parte do trecho Penha-Dutra
gostaria de saber , se um dia , o governo tem planos para trazer o Metrô sentindo São Miguel Paulista , Itaim Paulista , Itaquaquecetuba… região tão carente de transporte público…
Existia uma projeto muito vago sobre uma linha correndo paralelo a L3 saindo do Pari, passando por toda a extensão da Av. Celso Gargia e terminando na Avenida Nordestina, mas aparentemente não é um projeto que será levado pra frente sabendo que a L12 tem capacidade de ser melhorada até se tornar próxima do padrão que o metrô tem especialmente considerando a segregação dos trens de carga com o Ferroanel ou projetos diferentes, essa seria a L21 Grafite se não me engano
Os planos normalmente são para levar trilhos para onde NÃO há trilhos, e não para onde eles já existem!
Nesse caso, o mais lógico (e perfeitamente possível) é melhorar a oferta e a qualidade da L12, basicamente automatizando (entre várias outras melhorias) e dinamizando esta linha.
So faka em escavacao e tuneladora ninguem falam em 90 % das obras finaluzadas
Ricardo,
O nome certo do VSE entre Vila Prudente e Orfanato é Falchi Gianini… rs 😆
Obrigado, Victor!