O maior tatuzão já montado no Brasil está pronto para partir. A afirmação veio de Mário Galvão, presidente da SPInfra, holding que controla empresas como a Engibras, que faz parte do Consórcio CML2 junto à S. A. Paulista de Construções e Comércio e a Sacyr Construccion.
O executivo publicou em sua conta no Linkedin até mesmo a data em que a imensa tuneladora que escavará os túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha começará a trabalhar: 21 de novembro, nesta terça-feira.
“Tudo certo para a partida do Tatuzão na próxima terça-feira”, disse Galvão, que visitou o canteiro de obras do Complexo Rapadura nos últimos dias.
Galvão já havia antecipado na semana passada a expectativa de que o tatuzão pudesse iniciar as escavações nos próximos dias. A máquina foi fabricada na China pela CREG e chegou ao Brasil em maio e desde então foi transportado e montado no fundo da vala do Complexo Rapadura, na Zona Leste.
Maior tatuzão do Brasil
Com diâmetro de 11,62 metros, o tatuzão, batizado de “Cora Coralina”, é o maior a ser usado no país, superando uma tuneladora alemã que escavou parte dos túneis da Linha 4 do Metrô do Rio.
O tamanho se justifica pelas características da Linha 2-Verde, cujos trens têm bitola de 1,6 m, maior do que nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, e também a necessidade de instalação de passarelas de emergência nas laterais.
A primeira parada do novo TBM (Tunnel Bore Machine ou máquina de escavar túneis) será a estação Vila Formosa, que também é construída pelo CML2.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Ela se encontra a cerca de 650 metros do ponto de partida do tatuzão. Como se trata da primeira etapa, a tuneladora não deve apresentar um avanço tão veloz, portanto, a chegada ao local pode ocorrer por volta de fevereiro.
A extensão da Linha 2-Verde possui oito novas estações e a inauguração será feita em duas etapas, a primeira em 2026 (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e a segunda em 2027 (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha).
Aguardando ansiosamente pelo início dos trabalhos.
Espero que em 2027 tenhamos os tatuzões da linha 6 seguindo escavando os novos trechos Norte (após Morro Grande) e Sul (após São Joaquim), a Cora Coralina seguindo de Penha rumo a Bosque Maia, mais dois novos tatuzões sendo montados para iniciar as escavações das Linhas 19 (celeste) e 20 (rosa) e com a contraração dos projetos básicos das linhas 16 (violeta) e 22 (marrom).
Depois de acordar desse mundo fantasioso, espero que ao menos, tenhamos um trecho da L6 e a nova extensão da L2 kkkkk