A tuneladora Cora Coralina é a maior do gênero já utilizada na América Latina, com diâmetro de quase 11,7 metros, mas a máquina que monta dos túneis da extensão da Linha 2-Verde também terão em breve outro fato inédito.
Pela primeira vez uma mulher estará no comando do tatuzão. Sherry Romanholi, engenheira civil nascida em Suzano, irá operar o enorme equipamento, informou o governo do estado.
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“Conheci a máquina em situações do dia a dia. Para pilotar, há outros processos fora da máquina. Precisamos conhecer cada parte dela, a parte da lubrificação e os tipos de graxa… Preciso saber como tudo funciona”, disse ela.
Sonho que virou realidade em menos de dois anos
Sherry trabalha no consórcio responsável pelas escavações com a tuneladora há um ano e 10 meses e acompanhou a chegada e montagem do equipamento, que foi fabricado na China pela CREG.
Foi o contato com “Cora Coralina” que fez a engenheira civil almejar comandá-la um dia. Com experiência em engenharia mecânica, elétrica e civil, ela será escalada para ser a controladora do equipamento com 100 metros de comprimento e 500 toneladas de peso.
“O que eu mais gosto é quando está correndo tudo bem. A gente trabalha para que tenha segurança e para que a máquina e o túnel fiquem estáveis”, disse.
Atualmente a tuneladora se encontra a caminho da futura estação Santa Clara após deixar Anália Franco em agosto.
Vejam só, noticias da Linha 2 verde. Sumiu dia holofotes assim que o governo demonstrou incompetência atrasando em mais 1 ano o término da 1a parte até Vila Formosa ( 4 estações e apenas 4 kms). Não se fala mais do andamento das obras, situação das estações e perfuração. A principal notícia da obra é que uma mulher vai operar o tatuzão, com zero surpresas já que não falta competência para tal. A surpresa é, pq demorou tanto.
ela vai operar o tatuzão da Penha até Guarulhos
O atraso das obras não ocorre por “incompetência” do governo mas sim pela ação tresloucada de 20 moradores do Jardim Têxtil que atrasaram as obras com brigas na justiça contra a obra.
Mas a obra já atrasou 2 anos do prazo inicial.
A tal ação dos moradores paralisou a liberação do poço de emboque no Complexo Rapadura por alguns meses (MENOS de 1 ano).
Além disso, sequer ainda ocorreu a licitação dos trens. Então, o que adiantaria entregar a 1ª fase, antes de 2027, sem praticamente nenhum trem?
Antes já ter a linha pronta do que não ter nenhum dos dois…