Os trabalhos de escavação da Linha 5-Lilás realizados com os shields, popularmente conhecidos como ‘tatuzões’, se aproxima do fim. Das três máquinas usadas no trecho entre Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin, uma delas já concluiu seu trabalho em dezembro. Das outras duas, a ‘Lina’, que escava na região do Campo Belo, deve chegar ao final do percurso entre o final deste mês e março. Já o shield duplo, o maior deles, saiu da estação Santa Cruz em dezembro e já percorreu metade do caminho até Chácara Klabin.
Assim que chegar ao local, onde será feita a conexão com a Linha 2-Verde, os tatuzões terão atingido todas as novas estações em construção na extensão – 10 paradas ao todo.
Embora o Metrô e o consórcio responsável não revelem uma data exata, afinal de contas, o trabalho pode sofrer imprevistos, tudo leva a crer que isso ocorrerá em março, mais tardar, abril. De lá ainda faltará um pequeno trecho de 360 metros até o poço Dionísio da Costa, onde será feita sua desmontagem (veja mapa do avanço dos tatuzões abaixo).
Previsão para 2017 e 2018
A extensão da Linha 5 é considerada crucial para reequilibrar a distribuição de passageiros na rede ao criar uma ligação direta entre a Zona Sul de São Paulo e centro da cidade. Não é à toa que a obra mantém o ritmo, ao contrário de outras linhas que passam por problemas de execução.
Ainda assim, o prazo para início de operação prevê a inauguração das primeiras três estações apenas no ano que vem. A ligação completa, no entanto, só deverá ocorrer em meados de 2018.
Alguma ideia de onde está o tatuzão hoje (2/Abril)????