A Linha Uni decidiu não esperar mais pela escavação da estação 14 Bis-Saracura e vai passar direto pelo local com o Tatuzão Sul. A informação foi revelada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Este site confirmou com a concessionária que a tuneladora já havia deixado o canteiro de obras da estação Higienópolis-Mackenzie no dia 21 de setembro, apenas 11 dias após atingir a área.
O fato chamou a atenção por não ter sido registrado em imagens, mesmo com a visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) às obras na região recentemente.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Soube-se mais tarde que os túneis de plataforma de Higienópolis-Mackenzie ainda não foram escavados, ou seja, o Tatuzão Sul teria passado pela estação sem que fosse necessário um arraste longo entre o próximo ponto de emboque.
Essa hipótese explicaria o pouco tempo no local. O site tenta esclarecer com o governo e a Linha Uni esse quadro há meses, mas ambos não têm sido transparentes quanto à estratégia escolhida para contornar o problema do atraso em 14 Bis-Saracura.
A estação no bairro do Bixiga é a mais atrasada do projeto, com pouco mais de 10% de avanço. O motivo são escavações arqueológicas cujo processo se arrasta há mais de dois anos, em meio à interrupções do Iphan e discussões com entidades locais.
O planejado seria que 14 Bis-Saracura estivesse com a vala escavada e com a laje de fundo concretada para que a tuneladora pudesse ser arrastada até a partida em direção à estação Bela Vista.
Em julho, a Linha Uni havia feito uma solicitação ao Iphan para que liberasse o canteiro para os trabalhos, mas aparentemente isso não ocorreu.
Técnica usada na Linha 5-Lilás
Embora o governo do estado tenha sugerido que a estação pode ser cancelada, o cenário mais provável é que após a passagem do tatuzão e liberação pelo Iphan, a Linha Uni escave a vala e remova os aneis de concreto provisórios que deverão ser instalados onde ficarão as plataformas.
Uma situação semelhante ocorreu com a estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás. Como estava atrasada por problemas com redes públicas no subsolo, o Metrô decidiu cobrir a vala com um material especial que foi escavado pelos dois tatuzões singelos.
A estação acabou sendo inaugurada em abril de 2019, cerca de oito meses após o ramal chegar à Chácara Klabin.
A distância aproximada entre Higenópolis-Mackenzie a estação Bela Vista é de 1.500 metros, um tanto longa comparada a outros trechos.
Nesse caminho haveria um poço de ventilação, porém, ele não foi construído no local previsto após protestos a respeito de uma nascente de rio na região.
Prioridade em abrir a Linha 6 em 2026
A opção por deixar 14 Bis para depois mostra que a Linha Uni e governo decidiram dar prioridade à abertura da Linha 6, isso porque a hipótese de esperar pela liberação da estação poderia afetar toda a obra.
Enquanto o tatuzão está escavando é preciso manter uma esteira para retirada do material nos túneis e que segue até o VSE Tietê, onde é levada para a superfície.
Ou seja, é preciso concluir a montagem dos túneis para retirar essa estrutura, liberar a montagem da rede de alimentação elétrica e finalizar o nível de plataforma das estações.
Mesmo que o trecho onde está o equipamento hoje esteja fora da primeira fase de operação (Brasilândia-Perdizes), ele impediria a inauguração.
Pelo ritmo acelerado empregado atualmente é de se esperar que o Tatuzão Sul conclua as escavações em meados de 2025, o que significaria pouco mais de um ano para que tudo seja finalizado a tempo da inauguração no ano seguinte.
Bota marcha nesse tatuzão e vai até Abel Ferreira kkk
Achados arqueológicos muito importantes, um carrinho, um tijolo, peças de futebol de botão… sinceramente, desnecessário
Tem umas figurinhas da copa também ali
Iphan siginifica atraso de vida, atraso de obras, atraso para toda a população de SÃO PAULO e do Brasil que frequenta a cidade de São PAULO ! atraso, atraso, atraso !! fora IPHAN !