A Linha Uni decidiu não esperar mais pela escavação da estação 14 Bis-Saracura e vai passar direto pelo local com o Tatuzão Sul. A informação foi revelada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Este site confirmou com a concessionária que a tuneladora já havia deixado o canteiro de obras da estação Higienópolis-Mackenzie no dia 21 de setembro, apenas 11 dias após atingir a área.
O fato chamou a atenção por não ter sido registrado em imagens, mesmo com a visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) às obras na região recentemente.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Soube-se mais tarde que os túneis de plataforma de Higienópolis-Mackenzie ainda não foram escavados, ou seja, o Tatuzão Sul teria passado pela estação sem que fosse necessário um arraste longo entre o próximo ponto de emboque.
Essa hipótese explicaria o pouco tempo no local. O site tenta esclarecer com o governo e a Linha Uni esse quadro há meses, mas ambos não têm sido transparentes quanto à estratégia escolhida para contornar o problema do atraso em 14 Bis-Saracura.
A estação no bairro do Bixiga é a mais atrasada do projeto, com pouco mais de 10% de avanço. O motivo são escavações arqueológicas cujo processo se arrasta há mais de dois anos, em meio à interrupções do Iphan e discussões com entidades locais.
O planejado seria que 14 Bis-Saracura estivesse com a vala escavada e com a laje de fundo concretada para que a tuneladora pudesse ser arrastada até a partida em direção à estação Bela Vista.
Em julho, a Linha Uni havia feito uma solicitação ao Iphan para que liberasse o canteiro para os trabalhos, mas aparentemente isso não ocorreu.
Técnica usada na Linha 5-Lilás
Embora o governo do estado tenha sugerido que a estação pode ser cancelada, o cenário mais provável é que após a passagem do tatuzão e liberação pelo Iphan, a Linha Uni escave a vala e remova os aneis de concreto provisórios que deverão ser instalados onde ficarão as plataformas.
Uma situação semelhante ocorreu com a estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás. Como estava atrasada por problemas com redes públicas no subsolo, o Metrô decidiu cobrir a vala com um material especial que foi escavado pelos dois tatuzões singelos.
A estação acabou sendo inaugurada em abril de 2019, cerca de oito meses após o ramal chegar à Chácara Klabin.
A distância aproximada entre Higenópolis-Mackenzie a estação Bela Vista é de 1.500 metros, um tanto longa comparada a outros trechos.
Nesse caminho haveria um poço de ventilação, porém, ele não foi construído no local previsto após protestos a respeito de uma nascente de rio na região.
Prioridade em abrir a Linha 6 em 2026
A opção por deixar 14 Bis para depois mostra que a Linha Uni e governo decidiram dar prioridade à abertura da Linha 6, isso porque a hipótese de esperar pela liberação da estação poderia afetar toda a obra.
Enquanto o tatuzão está escavando é preciso manter uma esteira para retirada do material nos túneis e que segue até o VSE Tietê, onde é levada para a superfície.
Ou seja, é preciso concluir a montagem dos túneis para retirar essa estrutura, liberar a montagem da rede de alimentação elétrica e finalizar o nível de plataforma das estações.
Mesmo que o trecho onde está o equipamento hoje esteja fora da primeira fase de operação (Brasilândia-Perdizes), ele impediria a inauguração.
Pelo ritmo acelerado empregado atualmente é de se esperar que o Tatuzão Sul conclua as escavações em meados de 2025, o que significaria pouco mais de um ano para que tudo seja finalizado a tempo da inauguração no ano seguinte.
Bota marcha nesse tatuzão e vai até Abel Ferreira kkk
Achados arqueológicos muito importantes, um carrinho, um tijolo, peças de futebol de botão… sinceramente, desnecessário
Tem umas figurinhas da copa também ali
Não cabe a ninguém discutir a importância dos achados, o problema não são eles, já foram preservados e guardados, o problema é com a demora absurda do iphan liberar um simples documento já q as atividades arqueológicas terminaram faz é tempo
Aí é que entra o ego inflado dos (i)responsáveis pela liberação!
Precisa fazer os outros esperarem e até implorarem. Esquecendo-se que o Iphan é um órgão público, pago com o dinheiro do contribuinte.
E por causa de uma birrinha personalista dessas, a estação ficará mais cara e mais complexa de se construir (com a conta sobrando pra todos nós).
Que bom que a melhor decisão foi tomada, a de passar direto.
Mas mesmo assim, o IPHAN está atrasando o lado do metrô.
Espero que não achem mais “vestígios arqueológicos” p
Iphan siginifica atraso de vida, atraso de obras, atraso para toda a população de SÃO PAULO e do Brasil que frequenta a cidade de São PAULO ! atraso, atraso, atraso !! fora IPHAN !
Sem retirar a importância dos achados arqueológicos, isso não pode impedir o progresso de uma obra que muda milhões de vidas e com enorme potencial de diminuição da poluição causa por automóveis.
Decisão acertada. Pelo andar da carruagem, quando a Estação 14-Bis e/ou Vai-Vai e/ou Quilombo-Saracura (juro que já li todos esses nomes pra essa estação) for construída, muito provavelmente, a Linha 6 – Laranja já estará em pleno funcionamento. Na Linha 5- Lilás ocorreu algo semelhante, pois, quando a Estação Campo Belo ainda não estava construída, o trecho entre a Estação Brooklin até à Estação Eucaliptos ficava muito longo, porém, se ganhava tempo com uma parada a menos do trem. Ruim pra quem mora ou trabalha na região da Bela Vista e 9 de julho, melhor para os usuários (dentro do trem) que chegarão mais rápido ao seu destino.