A tuneladora Maria Leopoldina chegou à estação São Joaquim neste domingo, 9, concluindo a escavação da extensão de túneis do trecho operacional da Linha 6-Laranja.
Mas o trabalho do equipamento fabricado na China ainda não acabou. O tatuzão ainda precisa seguir escavando e montando cerca de 400 metros de túneis após São Joaquim até atingir o VSE Felício dos Santos, na Rua Tamandaré, 570, na Liberdade.
Esse trecho é fundamental para a Linha 6-Laranja por envolver a área de manobras após a estação terminal. É onde os trens farão a mudança de via para seguir no sentido Brasilândia.
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O Tatuzão Sul partiu do VSE Tietê em dezembro de 2021, mas sofreu um acidente em fevereiro do ano seguinte quando um interceptor de esgoto rompeu sobre o túnel e inundou a máquina e a área escavada.
O trabalho foi retomado em agosto de 2022 e desde então a tuneladora conseguiu avançar com celeridade, chegando a bater um recorde diário de escavação, com mais de 41 metros de túneis montados.
Ao todo, Maria Leopoldina percorreu até agora 8,9 km de túneis. Somado aos cerca de 5 km escavados pelo Tatuzão Norte, chegou-se a um total de 14 km de vias subterrâneas.
Outros 2,4 km foram escavados pelo método NATM, incluindo um longo trecho até o Pátio Morro Grande e também túneis de estacionamento.
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Partida rumo à Mooca?
A perna final de escavação até o poço Felício dos Santos ficou mais curta após a Linha Uni decidir mudar o local do canteiro de obras.
Os motivos que levaram a essa mudança, já que o primeiro local já tinha trabalhos iniciados, não estão claros.
No entanto, o anúncio que a concessionária e o governo preparam a assinatura do aditivo para dar início à chamada fase 3 de expansão da Linha 6 pode jogar luz no assunto.
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O plano é que o ramal avance no rumo noroeste com mais duas estações (escavadas sem uso do tatuzão) e outra quatro no sentido sudeste, chegando à futura estação Parque da Mooca.
Esse percurso deverá ser assumido pelo Tatuzão Sul, possivelmente partindo do antigo canteiro de obras ou de outra área suficientemente grande para que seja possível retirar a terra escavada e enviar as aduelas de concreto dos túneis.