Tatuzão da Linha 6-Laranja começou a ser desmontado

Tuneladora que chegou à estação Brasilândia teve roda de corte içada de poço nos últimos dias. Equipamento pode ser usado em outra obra no futuro
Roda de corte é içada na estação Brasilândia
Roda de corte é içada na estação Brasilândia (Reprodução)

Uma cena simbólica tomou forma na estação Brasilândia nos últimos dias, com a roda de corte do Tatuzão Norte sendo içada para a superfície.

A peça responsável por abrir os túneis da Linha 6-Laranja tem sido presença constante na mídia ao romper paredes de estações e poços de ventilação.

Nesse caso, trata-se da desmontagem do equipamento fabricado na China e que partiu do VSE Tietê em 15 de novembro de 2022 para uma difícil missão.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Embora tenha sido o primeiro dos três tatuzões a concluir sua escavação, o TBM (Tunnel Bore Machine) encarou trechos de rocha e áreas em que o subsolo era bastante instável.

Por isso, o avanço foi mais lento que o Tatuzão Sul e Cora Coralina, a megatuneladora da Linha 2-Verde.

Tatuzão Norte está sendo desmontado na estação Brasilândia (Reprodução)

A missão foi encerrada em 4 de fevereiro na citada estação Brasilândia, passando por outras estações como Freguesia do Ó, João Paulo I, Itaberaba-Hospital Vila Penteado e Maristela.

Obras da Linha 16-Violeta?

O destino do Tatuzão Norte ainda não está definido. A Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, afirmou ao site recentemente que “as TBMs estarão disponíveis para futuras linhas de São Paulo”.

O Tatuzão Sul, que está a caminho do VSE Felício dos Santos, onde deve chegar no final de março, tem sido associado à extensão do ramal até Parque da Mooca.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

A máquina pode ser mantida na região, sendo preparada para a nova etapa de quatro estações.

Já o Tatuzão Norte pode ter outro destino, a Linha 16-Violeta. É o que o governador Tarcísio de Freitas tem dito, mas sem levar em conta que a Acciona, construtora que controla a concessionária Linha Uni, precisará vencer uma eventual licitação de concessão do ramal metroviário.

Se de fato confirmar seu favoritismo, de fato, a Acciona poderá colocar a tuneladora para escavar parte dos túneis da Linha 16 entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

Enquanto isso, ela deverá ser armazenada em um local não revelado e passar por algum tipo de manutenção para estar pronta para ser chamada novamente.

Total
0
Shares
1 comment
  1. Tomara que um tuneladora faça o trecho São Joaquim – São Carlos (Linha 6) e a outra o trecho São Carlos – Abel Ferreira (linha 16). Isso adiantaria bastante a obra e de cara já beneficiaria bastante a Zona Leste da cidade.
    Fora isso, a ViaMobilidade poderia pegar uma emprestada para fazer a extensão até Ipiranga ou São Carlos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
CPTM promoverá melhorias na região central (Jean Carlos)

Expresso Aeroporto, Serviço 710 e Linha 12-Safira terão alterações nas operações neste final de semana

Related Posts