Uma cena simbólica tomou forma na estação Brasilândia nos últimos dias, com a roda de corte do Tatuzão Norte sendo içada para a superfície.
A peça responsável por abrir os túneis da Linha 6-Laranja tem sido presença constante na mídia ao romper paredes de estações e poços de ventilação.
Nesse caso, trata-se da desmontagem do equipamento fabricado na China e que partiu do VSE Tietê em 15 de novembro de 2022 para uma difícil missão.
Embora tenha sido o primeiro dos três tatuzões a concluir sua escavação, o TBM (Tunnel Bore Machine) encarou trechos de rocha e áreas em que o subsolo era bastante instável.
Por isso, o avanço foi mais lento que o Tatuzão Sul e Cora Coralina, a megatuneladora da Linha 2-Verde.

A missão foi encerrada em 4 de fevereiro na citada estação Brasilândia, passando por outras estações como Freguesia do Ó, João Paulo I, Itaberaba-Hospital Vila Penteado e Maristela.
Obras da Linha 16-Violeta?
O destino do Tatuzão Norte ainda não está definido. A Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, afirmou ao site recentemente que “as TBMs estarão disponíveis para futuras linhas de São Paulo”.
O Tatuzão Sul, que está a caminho do VSE Felício dos Santos, onde deve chegar no final de março, tem sido associado à extensão do ramal até Parque da Mooca.

A máquina pode ser mantida na região, sendo preparada para a nova etapa de quatro estações.
Já o Tatuzão Norte pode ter outro destino, a Linha 16-Violeta. É o que o governador Tarcísio de Freitas tem dito, mas sem levar em conta que a Acciona, construtora que controla a concessionária Linha Uni, precisará vencer uma eventual licitação de concessão do ramal metroviário.
Se de fato confirmar seu favoritismo, de fato, a Acciona poderá colocar a tuneladora para escavar parte dos túneis da Linha 16 entre Oscar Freire e Abel Ferreira.
Enquanto isso, ela deverá ser armazenada em um local não revelado e passar por algum tipo de manutenção para estar pronta para ser chamada novamente.
Tomara que um tuneladora faça o trecho São Joaquim – São Carlos (Linha 6) e a outra o trecho São Carlos – Abel Ferreira (linha 16). Isso adiantaria bastante a obra e de cara já beneficiaria bastante a Zona Leste da cidade.
Fora isso, a ViaMobilidade poderia pegar uma emprestada para fazer a extensão até Ipiranga ou São Carlos…