Uma boa notícia nas obras da Linha 6-Laranja. A Acciona conseguiu rebocar a parte frontal do “tatuzão” que foi inundado por esgoto no dia 1º de fevereiro. Até aqui, a construtora havia retirado a estrutura de apoio da tuneladora sul, que foi levada até o VSE Tietê para manutenção e recuperação das partes que ficaram expostas ao material que vazou do interceptor da Sabesp.
Restava, no entanto, entender em que estado se encontraria a roda de corte e a couraça do equipamento, que havia parado de escavar instantes antes que o mar de esgoto inundasse túneis e poços há quatro meses.
Uma imagem que circula em redes sociais mostra justamente a imensa parte frontal do tatuzão parcialmente fora do túnel escavado por ele e já na área do poço SE Aquinos. Deduz que a estrutura foi preservada a despeito da pressão que sofreu e o tempo em que ficou submersa – algo esperado de um projeto robusto como esse. É a parte eletrônica, entretanto, que causa preocupação, por conta da necessidade de contar com peças de reposição em prazo curto.
Resta entender como a couraça deixou o túnel sem que tenha concluído a colocação dos anéis de concreto que dão o formato final à escavação. Esse trabalho deveria ter prosseguido mesmo após a derrubada da última parede de terra.
Como o site mostrou em primeira mão, a tuneladora sul havia acabado de concluir a escavação no dia1º de fevereiro enquanto os funcionários acompanhavam a roda de corte girando até concluir a primeira etapa de avanço. Segundo rumores na época, o poço seria preparado para um evento com a participação do então governador João Doria no dia seguinte em que haveria uma “chegada simbólica” do tatuzão.
Quatro meses após o acidente ainda não se sabe o que causou o rompimento do interceptor nem quando o tatuzão retomará suas escavações no sentido de São Joaquim.