Tatuzão da Linha 6-Laranja tem reinício lento de escavações

Em vez da média diária de 12 metros, Tuneladora Sul teria percorrido cerca de 60 metros durante setembro. Acciona afirmou que equipamento está trabalhando desde 31 de agosto
A Tuneladora Sul/Maria Leopoldina (iTechdrones)
A Tuneladora Sul/Maria Leopoldina (iTechdrones)

De volta às escavações desde o dia 31 de agosto, a Tuneladora Sul, “tatuzão” usado pela construtora Acciona para abrir os túneis da Linha 6-Laranja em direção à São Joaquim, teve um avanço bastante modesto em setembro.

Graças às imagens aéreas do canal iTechdrones feitas nos últimos dias, é possível ver que a enorme máquina de 109 metros de comprimento ainda se encontra parcialmente no poço SE Aquinos, de onde supostamente partiu há pouco mais de um mês.

Esteiras que retiram o material da escavação: dias paradas (iTechdrones)

Comparando fotos do “tatuzão”, este site estimou que houve um avanço de cerca de 60 metros até este sábado, quando o iTechdrones gravou seu vídeo.

A tuneladora, batizada de “Maria Leopoldina”, tinha sido arrastada até uma posição de emboque já dentro de um túnel escavado pelo método NATM, ou cerca de 45 metros além do poço. A imagem aérea mostra que um dos últimos módulos do equipamento encontrava-se justamente à vista no SE Aquinos.

Ou seja, faltavam poucos metros para a “cauda” do tatuzão deixar o local em direção à estação Santa Marina, próxima parada em seu deslocamento. Nesse período, portanto, a Acciona teria obtido um avanço médio de cerca de dois metros por dia.

A posição do tatuzão no sábado (1) e no detalhe a tubulação localizada no final da máquina (iTechdrones e Jean Carlos)

Reinício simbólico?

Se tivesse mantido a média pretendida pela empresa espanhola, a Tuneladora Sul deveria ter avançado por volta de 360 metros no mês passado. A futura estação Santa Marina está localizada a cerca de 450 metros do local de partida, o que indicava uma possível chegada durante este mês.

Obviamente, retomar esse trabalho não é uma tarefa simples, sobretudo pela situação incomum ocorrida em fevereiro, quando toneladas de esgoto danificaram a máquina fabricada na China.

Segundo relatos obtidos pelo site, em alguns dias as esteiras que retiram o material escavado pelo VSE Tietê permaneceram desligadas, um sintoma de que a atividade do tatuzão não tem sido tão frequente assim. Espera-se, no entanto, que a Acciona consiga ganhar ritmo à medida que as atividades avancem.

A cerimônia simbólica de retomada das escavações no final de agosto contou com a presença do governador Rodrigo Garcia (PSDB) e serviram como mais um argumento eleitoral a favor de sua campanha. Neste domingo, 2, durante o 1º turno das eleições, o candidato acabou fora da disputa ao terminar em 3º lugar e deixará o cargo em 31 de dezembro.

Em nota, a Acciona informou que “o TBM Sul está em operação desde o dia 31 de agosto, seguindo cronograma de atividades de perfuração”.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments

Comments are closed.

Previous Post

Embarques e desembarques na estação Chácara Klabin serão feitos na mesma plataforma

Next Post

Estação Brás terá sistema de iluminação modernizado por R$ 663 mil

Related Posts