Tatuzão da Linha 6-Laranja vai passar por baixo da Linha 1-Azul no fim de semana

Escavação irá dividir operação da Linha 1-Azul no sábado e domingo entre estações Liberdade e Vergueiro. Estação São Joaquim não abrirá
Ampliação da Estação São Joaquim avança (Jean Carlos)
Ampliação da Estação São Joaquim avança (Jean Carlos)

Neste sábado, 15, e domingo, 16, os trens da Linha 1-Azul, do Metrô, circularão em trechos separados entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro por toda a operação comercial.

O motivo é a passagem do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, da Linha Uni, por baixo da estação São Joaquim, que permanecerá fechada durante este período.

O governo havia anunciado no domingo passado que a tuneladora havia concluído o processo “de escavação de túneis da Linha 6-Laranja“, no que foi replicado por inúmeros veículos de imprensa sem qualquer checagem de fatos.

Como este site mostrou, o trabalho do tatuzão não acabou: ainda faltam cerca de 360 metros até o VSE Felício dos Santos. Surpreendeu, no entanto, a velocidade com a que a Linha Uni reposicionou a máquina para seguir o trabalho.

Tatuzão Sul: trabalho não acabou ainda (GESP)
Tatuzão Sul: trabalho não acabou ainda (GESP)

Operação em dois trechos distintos

Por questões de segurança, o Metrô irá evitar que os trens se aproximem da área onde o tatuzão irá cruzar. Com isso as composições circularão no trecho sul, de Jabaquara a Vergueiro, e no trecho norte, de Japão-Liberdade a Tucuruvi.

No sábado, os intervalos médios entre os trens serão de cinco minutos e no domingo de sete minutos. O sistema de ônibus gratuito PAESE será acionado para cobrir o trecho afetado durante o horário de funcionamento do Metrô com intervalos programados de três minutos.

Receba notícias quentes sobre transporte público em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Logo após desembarcar nas estações Liberdade ou Vergueiro, o passageiro receberá uma senha de um funcionário que possibilitará seu reingresso ao sistema sem nova cobrança de passagem.

A exceção é para quem utilizar o PAESE na estação São Joaquim, que estará fechada. Nesse caso, o passageiro terá o embarque tarifado quando ingressar numa estação do Metrô.

Quem optar por realizar o trajeto a pé terá que percorrer cerca de 1,5 km entre as duas estações, mas precisará retirar a senha do PAESE na estação de desembarque, para ter acesso ao sistema sem nova cobrança.

Colaborou Ricardo Meier

Total
0
Shares
2 comments
  1. O Metrô está soltando avisos sonoros nos trens que entre Liberdade e Vergueiro estará fechado, dando a entender que a linha só funcionará entre Sé- Tucuruvi e Jabaquara-Paraíso 🤔

    Responder moderated
    1. Os trens não vão percorrer entre Liberdade e Vergueiro.

      Os trens que vêm de Jabaquara vão chegar até Vergueiro e retornar desta no sentido Jabaquara.

      Os trens que vêm do Tucuruvi vão chegar até Liberdade e retornar desta no sentido Tucuruvi.

      Ou seja, os trens só não atenderão a São Joaquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação 14 Bis-Saracura: se tudo der certo, ela pode abrir em 2029

Estação 14 Bis: veja cronograma para que estação da Linha 6 possa abrir em 2029

Next Post
Sistema ATO poderá demorar até 200 meses para funcionar (Jean Carlos)

Alstom vai levar mais de 16 anos para concluir projeto de 24 meses nas linhas 9 e 12

Related Posts