Quase 40 dias após o rompimento do interceptor de esgoto da Sabesp após a passagem da tuneladora sul da Linha 6-Laranja, os poços da obra tocada pela empresa Acciona finalmente começaram a revelar os equipamentos que estavam submersos.
Em imagens do canal iTechdrones desta semana já é possível notar os túneis escavados pela construtora assim como os anéis de concreto que serviram de anteparo para a partida do tatuzão no VSE Tietê.
Nesse mesmo poço, o maior da região, peças da tuneladora norte também apareceram na extremidade oposta assim como estruturas maiores da máquina escavadora nos dois poços circulares mais ao norte.
O segundo tatuzão acabou parcialmente preservado porque estava em processo de montagem, com previsão de iniciar os trabalhos justamente neste mês. Ele terá a missão de escavar cerca de 5 km de rochas em direção à Brasilândia.
Não se sabe afinal o quanto do segundo shield foi preservado já que a Acciona e a LinhaUni têm sido bem econômicas na divulgação da situação da obra.
Do outro lado Rio Tietê, no poço SE Aquinos, local onde houve o início da inundação, uma máquina foi içada para aparentemtente quebrar as pedras que preencheram o espaço a fim de isolar a área do restante dos túneis.
O iTechdrones também flagrou a escavação de um poço de pequeno diâmetro ao lado do SE Aquinos, cuja função não está clara. A construtora também retirou a ponte rolante que existia no local e da qual uma das fundações acabou concretada no trabalho de recuperação do pavimento da Marginal Tietê.
Como o site mostrou nesta semana, outros canteiros da Linha 6 seguem ativos e avançando, como previsto já que a obra previa o desafio de ficar pronta ao mesmo tempo em 2025. No entanto, o estado do tatuzão, que continua inundado com o material que vazou do interceptor, permanece desconhecido assim como o impacto no cronograma do projeto.
O pequeno poço ao lado do VSE Aquinos servirá para limpeza e retirada do esgoto do ITI 7.