Depois de praticamente uma semana da cerimônia que “iniciou” os trabalhos da tuneladora Cora Coralina, que escavará os túneis da Linha 2-Verde, a grande máquina finalmente começou a operar e a remover terra do canteiro de obra localizado no Jardim Têxtil.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Imagens compartilhadas em redes sociais mostram que o tatuzão avançou alguns metros dentro do terreno do Complexo Rapadura, local escolhido para o início dos trabalhos de construção dos túneis.
Alguns anéis já foram instalados após a estrutura de reação, conjunto metálico que serve de base para o processo de tração da tuneladora. Os pistões hidráulicos do tatuzão se apoiam nos anéis já construídos para empurrar a máquina para frente.
No Complexo Rapadura já foi construída a esteira rolante responsável pelo transporte de detritos da escavação para a parte externa do poço. O material fica depositado e é removido gradualmente por caminhões e retroescavadeiras.
A primeira etapa de escavação da tuneladora contemplará o trecho entre o Complexo Rapadura até o VSE Falchi Gianini. Após a conclusão da primeira fase o equipamento será desmontado, transportado e remontado na região da estação Penha. De lá seguirá para o Complexo Rapadura para finalizar os túneis.
ótimo trabalho. precisamos dessa linha.