Tatuzão Norte chega à estação Brasilândia e é o primeiro a concluir escavações em São Paulo

Tuneladora da Linha 6-Laranja percorreu um caminho menor, mas mais tortuoso que Tatuzão Sul. Equipamento agora será desmontado
Estação Brasilândia
Estação Brasilândia (iTechdrones)

O Tatuzão Norte da Linha 6-Laranja é o primeiro de três equipamentos em atividade em São Paulo a concluir sua escavação.

A máquina já está na Estação Brasilândia e aguarda a visita do governador Tarcísio de Freitas nesta terça-feira, 4, para derrubar a última parede e chegar ‘oficialmente’ ao local.

Com o encerramento da montagem dos túneis, a tuneladora de origem chinesa será desmontada na parte sul da estação e suas içadas para serem armazenadas para uma eventual nova tarefa.

A Linha Uni, concessionária responsável pela obra, deve concluir a escavação com o Tatuzão Sul nas próximas semanas. “Maria Leopoldina”, como foi batizado, está próximo da estação São Joaquim e de lá terá apenas mais uma etapa até um poço de ventilação na região.

Tatuzão Norte chegou à estação Maristela em novembro de 2024

812 dias em atividade

O Tatuzão Norte partiu das imediações do VSE Tietê em 15 de novembro de 2022 com uma tarefa mais complicada. Ele iria avançar sobre rocha e também encontrar desafios geológicos pelo caminho.

Não foi por menos que o TBM acabou passando por alguns percalços como solapamentos de solo em seu percurso.

A Acciona, construtora que lidera o projeto, teve que mudar sua estratégia algumas vezes como na estação Maristela, que recebeu blocos provisórios de concreto para manter a estabilidade do terreno.

No fim o tatuzão escavou por volta de 4,5 km de túneis em 812 dias, o que confere uma média de avanço diário de 5,5 metros. Os dados oficiais devem ser divulgados pelo governo nesta terça.

Total
0
Shares
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Passarela rua do Bucolismo (CPTM)

Com alto grau de degradação, CPTM removerá passarela histórica da região do Brás

Next Post

Extensão da Linha 15-Prata para Hospital Cidade Tiradentes surge em documento do Metrô

Related Posts