O Tatuzão Norte da Linha 6-Laranja é o primeiro de três equipamentos em atividade em São Paulo a concluir sua escavação.
A máquina já está na Estação Brasilândia e aguarda a visita do governador Tarcísio de Freitas nesta terça-feira, 4, para derrubar a última parede e chegar ‘oficialmente’ ao local.
Com o encerramento da montagem dos túneis, a tuneladora de origem chinesa será desmontada na parte sul da estação e suas içadas para serem armazenadas para uma eventual nova tarefa.
A Linha Uni, concessionária responsável pela obra, deve concluir a escavação com o Tatuzão Sul nas próximas semanas. “Maria Leopoldina”, como foi batizado, está próximo da estação São Joaquim e de lá terá apenas mais uma etapa até um poço de ventilação na região.
812 dias em atividade
O Tatuzão Norte partiu das imediações do VSE Tietê em 15 de novembro de 2022 com uma tarefa mais complicada. Ele iria avançar sobre rocha e também encontrar desafios geológicos pelo caminho.
Não foi por menos que o TBM acabou passando por alguns percalços como solapamentos de solo em seu percurso.
A Acciona, construtora que lidera o projeto, teve que mudar sua estratégia algumas vezes como na estação Maristela, que recebeu blocos provisórios de concreto para manter a estabilidade do terreno.
No fim o tatuzão escavou por volta de 4,5 km de túneis em 812 dias, o que confere uma média de avanço diário de 5,5 metros. Os dados oficiais devem ser divulgados pelo governo nesta terça.
Então o trecho de expansão mais ao norte não irá sair?
Sim, porém será feito em outro método construtivo.