Tatuzão Sul concluiu escavação dos túneis da Linha 6-Laranja em 5 de março

Maria Leopoldina, a tuneladora que partiu do VSE Tietê em dezembro de 2021, finalmente concluiu seu trabalho após 1.175 dias
Tatuzão Sul: após Higienópolis-Mackenzie, o que fazer?
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Como o MetrôCPTM havia suspeitado, o Tatuzão Sul de fato concluiu as escavações do maior trecho de túneis da Linha 6-Laranja.

Imagens recentes mostravam que esteira que retirava o material escavado havia sido desmontada, um indício claro que já não havia mais atividade no subsolo.

A confirmação, no entanto, só veio nos últimos dias quando a Linha Uni, concessionária responsável pelo ramal metroviário, confirmou ao site que “Maria Leopoldina”, como também é chamada a tuneladora, terminou seu trabalho no dia 5 de março.

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O governo do estado, talvez por engano, chegou a anunciar que o Tatuzão Sul havia concluído as escavações ao chegar na estação São Joaquim em 9 de fevereiro.

Tatuzão Sul escavando a céu aberto (Redes sociais)

A informação correta, no entanto, era que o equipamento havia chegado à última estação, mas não ao fim do seu caminho.

Isso porque restavam 400 metros entre São Joaquim e o poço VSE Felício dos Santos. E, de fato, dias depois a máquina já passaria por baixo da Linha 1-Azul sem ter nem mesmo parado na estação.

Para acelerar o trabalho, a Acciona concretou o fundo dos poços e o “tatuzão seguiu escavando sem parar até no ar”.

No fim das contas, o Tatuzão Sul levou 1.175 dias entre o VSE Tietê e o Felício dos Santos, ou três anos, dois meses e 17 dias.

O plano inicial era que ele vencesse esse percurso de cerca de 9,3 km em 22 meses, como a construtora espanhola afirmou em dezembro de 2021.

A extensão da Linha 6 sentido sudeste (Reprodução)

Mas o acidente com interceptor de esgoto em fevereiro de 2022 fez o cronograma ser mudado. Alguns imprevistos no caminho também exigiram mudanças, mas no fim a Linha Uni conseguir recuperar tempo ao acelerar as escavações entre FAAP-Pacaembu e o ponto de chegada.

Agora o destino da máquina ainda é pouco claro. Ela deve ser usada para escavar o trecho de quatro estações até Parque da Mooca, que está em projeto.

No entanto, não se sabe se o tatuzão continuará no fundo do poço, se será içado e passará por algum tipo de manutenção e preparo ou se partirá de outro ponto.

Por enquanto, Maria Leopoldina terá um merecido descanso.

 

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