Como o MetrôCPTM havia suspeitado, o Tatuzão Sul de fato concluiu as escavações do maior trecho de túneis da Linha 6-Laranja.
Imagens recentes mostravam que esteira que retirava o material escavado havia sido desmontada, um indício claro que já não havia mais atividade no subsolo.
A confirmação, no entanto, só veio nos últimos dias quando a Linha Uni, concessionária responsável pelo ramal metroviário, confirmou ao site que “Maria Leopoldina”, como também é chamada a tuneladora, terminou seu trabalho no dia 5 de março.
O governo do estado, talvez por engano, chegou a anunciar que o Tatuzão Sul havia concluído as escavações ao chegar na estação São Joaquim em 9 de fevereiro.

A informação correta, no entanto, era que o equipamento havia chegado à última estação, mas não ao fim do seu caminho.
Isso porque restavam 400 metros entre São Joaquim e o poço VSE Felício dos Santos. E, de fato, dias depois a máquina já passaria por baixo da Linha 1-Azul sem ter nem mesmo parado na estação.
Para acelerar o trabalho, a Acciona concretou o fundo dos poços e o “tatuzão seguiu escavando sem parar até no ar”.
No fim das contas, o Tatuzão Sul levou 1.175 dias entre o VSE Tietê e o Felício dos Santos, ou três anos, dois meses e 17 dias.
O plano inicial era que ele vencesse esse percurso de cerca de 9,3 km em 22 meses, como a construtora espanhola afirmou em dezembro de 2021.

Mas o acidente com interceptor de esgoto em fevereiro de 2022 fez o cronograma ser mudado. Alguns imprevistos no caminho também exigiram mudanças, mas no fim a Linha Uni conseguir recuperar tempo ao acelerar as escavações entre FAAP-Pacaembu e o ponto de chegada.
Agora o destino da máquina ainda é pouco claro. Ela deve ser usada para escavar o trecho de quatro estações até Parque da Mooca, que está em projeto.
No entanto, não se sabe se o tatuzão continuará no fundo do poço, se será içado e passará por algum tipo de manutenção e preparo ou se partirá de outro ponto.
Por enquanto, Maria Leopoldina terá um merecido descanso.