Tatuzão Sul da Linha 6 bateu recorde da tuneladora da Linha 2 em 2024

Equipamento escavou mais de 41 metros de túneis em apenas um dia, superando marca da tuneladora Cora Coralina, do Metrô
Tatuzão Sul em Bela Vista: recorde (Linha Uni)
Tatuzão Sul em Bela Vista: recorde (Linha Uni)

Uma “corrida de tatuzões” ocorreu em 2024 no subsolo de São Paulo. Desde novembro de 2023, a cidade tem três tuneladoras de grande porte em atividade simultânea, escavando túneis das linhas 6-Laranja e 2-Verde.

Embora não exista uma competição em vigor, os marcos obtidos por esses enormes e complexos equipamentos têm sido celebrados pelas suas operadoras.

Em duas ocasiões no ano passado, o Consórcio CML2, que opera a tuneladora Cora Coralina na Linha 2, divulgou recordes atingidos.

No dia 8 de fevereiro, o tatuzão, que é o maior em diâmetro já operado na América Latina, chegou a avançar 28,5 metros em 24 horas, pouco antes de atingir a estação Vila Formosa.

Tuneladora Cora Coralina chega à estação Santa Clara
Tuneladora Cora Coralina chega à estação Santa Clara

Semanas atrás, em 22 de novembro, “Cora” voltou a bater seu recorde ao concluir a montagem de 33 metros de túneis, às vésperas de chegar à estação Santa Clara.

Pois a Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, revelou nesta semana que o Tatuzão Sul, um dois usados no ramal, registrou a incrível marca de mais de 41 metros de avanço em 24 horas.

O feito ocorreu antes de Cora Coralina, no dia 3 de outubro, quando a tuneladora percorria o trecho entre as estações Higienópolis-Mackenzie e 14 Bis-Saracura, como apurou este site.

Um dos tatuzões da Linha 6-Laranja ainda quando estava sendo concluído na China
Um dos tatuzões da Linha 6-Laranja ainda quando estava sendo concluído na China

Recorde mundial

A marca não espanta diante da estratégia de acelerar a conclusão dos túneis da Linha 6 adotada pela concessionária diante do impasse que existe no canteiro de obras de 14 Bis.

Desde que o imbróglio arqueológico existente junto ao IPHAN, órgão de patrimônio público federal, que tem atrasado o fim da remoção de artefatos do local, a empresa decidiu deixar a estação em segundo plano.

Para isso, empregou uma longa etapa de escavação até a estação Bela Vista, que foi cumprida em um tempo bem veloz.

Estação SESC-Pompeia
Estação SESC-Pompeia

Seguidos os requisitos de segurança, o avanço célere dos tatuzões é algo a ser comemorado já que isso significa maior produtividade.

Normalmente, a média esperada de avanço diário gira em torno de 12 metros, dependendo das condições do subsolo, de onde se pode concluir o pico atingido pelo Tatuzão Sul é realmente significativo.

As marcas atingidas em São Paulo, no entanto, ainda estão um pouco longe de registros no exterior. A própria Acciona, construtora que é a maior sócia da Linha Uni, atingiu níveis impressionantes de escavação no Metrô de Quito, no Equador.

Um dos três tatuzões usados pela Acciona no Metrô de Quito
Um dos três tatuzões usados pela Acciona no Metrô de Quito

Em 2018, por exemplo, um dos três tatuzões usados, “Luz América”, chegou a avançar 40,5 metros em apenas 12 horas e 79,5 metros em um dia.

Em agosto daquele ano, a tuneladora tinha chegado a um novo recorde mundial ao montar quase 1,5 km de túneis em apenas um mês.

 

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