Uma “corrida de tatuzões” ocorreu em 2024 no subsolo de São Paulo. Desde novembro de 2023, a cidade tem três tuneladoras de grande porte em atividade simultânea, escavando túneis das linhas 6-Laranja e 2-Verde.
Embora não exista uma competição em vigor, os marcos obtidos por esses enormes e complexos equipamentos têm sido celebrados pelas suas operadoras.
Em duas ocasiões no ano passado, o Consórcio CML2, que opera a tuneladora Cora Coralina na Linha 2, divulgou recordes atingidos.
No dia 8 de fevereiro, o tatuzão, que é o maior em diâmetro já operado na América Latina, chegou a avançar 28,5 metros em 24 horas, pouco antes de atingir a estação Vila Formosa.
Semanas atrás, em 22 de novembro, “Cora” voltou a bater seu recorde ao concluir a montagem de 33 metros de túneis, às vésperas de chegar à estação Santa Clara.
Pois a Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, revelou nesta semana que o Tatuzão Sul, um dois usados no ramal, registrou a incrível marca de mais de 41 metros de avanço em 24 horas.
O feito ocorreu antes de Cora Coralina, no dia 3 de outubro, quando a tuneladora percorria o trecho entre as estações Higienópolis-Mackenzie e 14 Bis-Saracura, como apurou este site.
Recorde mundial
A marca não espanta diante da estratégia de acelerar a conclusão dos túneis da Linha 6 adotada pela concessionária diante do impasse que existe no canteiro de obras de 14 Bis.
Desde que o imbróglio arqueológico existente junto ao IPHAN, órgão de patrimônio público federal, que tem atrasado o fim da remoção de artefatos do local, a empresa decidiu deixar a estação em segundo plano.
Para isso, empregou uma longa etapa de escavação até a estação Bela Vista, que foi cumprida em um tempo bem veloz.
Seguidos os requisitos de segurança, o avanço célere dos tatuzões é algo a ser comemorado já que isso significa maior produtividade.
Normalmente, a média esperada de avanço diário gira em torno de 12 metros, dependendo das condições do subsolo, de onde se pode concluir o pico atingido pelo Tatuzão Sul é realmente significativo.
As marcas atingidas em São Paulo, no entanto, ainda estão um pouco longe de registros no exterior. A própria Acciona, construtora que é a maior sócia da Linha Uni, atingiu níveis impressionantes de escavação no Metrô de Quito, no Equador.
Em 2018, por exemplo, um dos três tatuzões usados, “Luz América”, chegou a avançar 40,5 metros em apenas 12 horas e 79,5 metros em um dia.
Em agosto daquele ano, a tuneladora tinha chegado a um novo recorde mundial ao montar quase 1,5 km de túneis em apenas um mês.