O Tatuzão Sul pode ter finalmente concluído sua jornada de escavação no subsolo de São Paulo. A máquina que monta os túneis da Linha 6-Laranja desde a Marginal Tietê tinha previsão de chegar ao VSE Felício dos Santos no final de março.
Embora não tenha sido divulgada a informação, uma imagem sugere que a tuneladora já terminou seu trabalho. Trata-se do registro da desmontagem da estrutura de reação do tatuzão e que estava na estação Bela Vista.
Na foto é possível ver que a esteira suspensa que leva o material escavado até o VSE Tietê já aparece parcialmente desmontada.

É um indício bastante forte que a escavação foi finalizada. Uma outra hipótese seria a retirada de terra pela estação São Joaquim por algum método mais lento já que não há equipamentos apropriados no local.
O site contatou a Linha Uni, responsável pela obra, e atualizará a informação neste artigo quando tiver uma resposta.
Mais de 9 km de túneis
O Tatuzão Sul, também conhecido como “Maria Leopoldina”, iniciou as escavações da Linha 6-Laranja em dezembro de 2021, mas sofreu um acidente em fevereiro do ano seguinte quando um interceptor de esgoto rompeu sobre o túnel e inundou a máquina e a área escavada.
O trabalho foi retomado em agosto de 2022 e desde então a tuneladora conseguiu avançar com celeridade, chegando a bater um recorde diário de escavação, com mais de 41 metros de túneis montados.

Em virtude do impasse na estação 14 Bis-Saracura, a máquina praticamente escavou sem parar entre FAAP-Pacaembu e Bela Vista.
A estação foi o 13º e último ponto de partida, daí o uso da estrutura de reação, um anteparo metálico que serve de apoio para que o tatuzão possa tracionar e iniciar a escavação.
Com o fim desse processo, estações e túneis estão liberados para finalização de obras, mais um passo importante para que a Linha 6-Laranja tenha seu trecho inicial entregue em outubro de 2026.