Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja teria concluído escavações até o VSE Felício dos Santos

Equipamento tinha um último trecho a partir da estação São Joaquim para receber as aduelas de concreto
Estrutura de reação sendo desmontada e no detalhe a esteira desmontada
Estrutura de reação sendo desmontada e no detalhe a esteira desmontada (Reprodução)

O Tatuzão Sul pode ter finalmente concluído sua jornada de escavação no subsolo de São Paulo. A máquina que monta os túneis da Linha 6-Laranja desde a Marginal Tietê tinha previsão de chegar ao VSE Felício dos Santos no final de março.

Embora não tenha sido divulgada a informação, uma imagem sugere que a tuneladora já terminou seu trabalho. Trata-se do registro da desmontagem da estrutura de reação do tatuzão e que estava na estação Bela Vista.

Na foto é possível ver que a esteira suspensa que leva o material escavado até o VSE Tietê já aparece parcialmente desmontada.

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Tatuzão Sul escavando a céu aberto
Tatuzão Sul enquanto estava na estação São Joaquim (Redes sociais)

É um indício bastante forte que a escavação foi finalizada. Uma outra hipótese seria a retirada de terra pela estação São Joaquim por algum método mais lento já que não há equipamentos apropriados no local.

O site contatou a Linha Uni, responsável pela obra, e atualizará a informação neste artigo quando tiver uma resposta.

Mais de 9 km de túneis

O Tatuzão Sul, também conhecido como “Maria Leopoldina”, iniciou as escavações da Linha 6-Laranja em dezembro de 2021, mas sofreu um acidente em fevereiro do ano seguinte quando um interceptor de esgoto rompeu sobre o túnel e inundou a máquina e a área escavada.

O trabalho foi retomado em agosto de 2022 e desde então a tuneladora conseguiu avançar com celeridade, chegando a bater um recorde diário de escavação, com mais de 41 metros de túneis montados.

Tatuzão Sul tem cerca de 1.000 metros para escavar até chegar ao VSE Felício dos Santos
Último trecho percorrido pelo Tatuzão Sul até VSE Felício dos Santos

Em virtude do impasse na estação 14 Bis-Saracura, a máquina praticamente escavou sem parar entre FAAP-Pacaembu e Bela Vista.

A estação foi o 13º e último ponto de partida, daí o uso da estrutura de reação, um anteparo metálico que serve de apoio para que o tatuzão possa tracionar e iniciar a escavação.

Com o fim desse processo, estações e túneis estão liberados para finalização de obras, mais um passo importante para que a Linha 6-Laranja tenha seu trecho inicial entregue em outubro de 2026.

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