A escavação dos cerca de 15 km de túneis da Linha 6-Laranja do Metrô deverá levar dois anos e começar no primeiro trimestre de 2022 com previsão de conclusão no início de 2024. A afirmação foi feita pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos nesta sexta-feira, citando a a Acciona, responsável pela obra.
Até então, a construtora espanhola previa que os trabalhos de escavação começariam no final deste ano. A empresa já iniciou a montagem da primeira de duas tuneladoras, como mostrou o site há duas semanas. Os módulos do shield estão sendo içados para dentro do poço Tietê, onde o equipamento será preparado para iniciar os trabalhos em direção à estação São Joaquim.
A obra da Linha 6 conta com dois equipamentos desse gênero por conta da necessidade de escavar solos diferentes: enquanto o tatuzão que passará por regiões como Pompéia, Perdizes, Higienópolis e Bela Vista avançará em um subsolo mais argiloso, o segundo encontrará rochas em seu caminho. A tuneladora Sul tem a missão de escavar 9.505 metros enquanto a Norte, 5.225 metros. Segundo a STM, a primeira tuneladora deve avançar entre 13 e 14 metros por dia enquanto a segunda, no sentido norte, escavará por volta de 8 a 9 metros por dia.
Ao prever o fim das escavações para dentro de três anos, a Acciona terá então pouco mais de um ano para concluir a construção das estações e instalação de sistemas a fim de iniciar a operação da Linha 6 durante 2025. É um cronograma um pouco apertado visto que o trabalho do shield costuma passar por atrasos causados por imprevistos – a Linha 5, por exemplo, teve problemas com tubulações gás e rachaduras em prédios próximos.
Ao contrário de outras obras convencionais, no entanto, o prejuízo pelo atraso na entrega do ramal recai sobre a própria Acciona que terá menos tempo para explorá-lo comercialmente. Por isso espera-se que a empresa consiga acelerar as escavações, como fez no Metrô de Quito, no Equador.
Estação Santa Marina perto de início de escavações
Como explicamos anteriormente, para que o trabalho de escavação dos túneis possa evoluir é preciso que a Acciona prepare o fundo das valas e poços e estações no caminho do equipamento. Por essa razão, a primeira estação que receberá a tuneladora, Santa Marina, já começa os preparativos para iniciar a retirada de terra.
Imagens gravadas pelo canal iTechdrones nesta semana mostram uma perfuratriz e uma escavadeira posicionadas no canteiro, além de estruturas metálicas que serão usadas na concretagem das paredes do poço. Na imagem acima é possível notar no parte inferior (em cinza escuro) o mecanismo de escavação que será usado pela máquina amarela (no alto). A vala de Santa Marina já estava delimitada desde os tempos da concessionária anterior, a Move São Paulo.
É possível estimar que o fundo dessa estação deverá estar concretado até meados de 2022, tempo suficiente para a chegada do tatuzão.