Tatuzões da Linha 6-Laranja já estão sendo preparados para voltar escavar os túneis

As duas tuneladoras foram arrastadas para a posição de emboque para partirem direção à São Joaquim e Brasilândia nas próximas semanas
A Tuneladora Norte após ser arrastada na estação Freguesia do Ó (iTechdrones)

A Acciona, construtora responsável pela implantação da Linha 6-Laranja de metrô, tem um enorme desafio em suas mãos. A empresa espanhola opera dois imensos tatuzões, máquinas com mais de 100 metros de comprimento, que foram construídas sob medida para abrir os túneis do ramal metroviário com 15,3 km de extensão e 15 estações.

As duas tuneladoras já fizeram avanços significativos: enquanto a Tuneladora Norte chegou à estação Freguesia do Ó em 26 de janeiro, sua irmã, a Tuneladora Sul, concluiu o trecho entre as estações Santa Marina e Água Branca em 6 de fevereiro.

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Tuneladora Sul já no emboque da estação Água Branca (Reprodução)

Agora, ambas estão sendo preparadas para retomar as escavações e montagens dos túneis. A Tuneladora Sul já foi arrastada para a área de emboque de Água Branca, como mostram imagens compartilhadas em redes sociais. Ela aguarda a montagem da estrutura de reação, uma espécie de anteparo metálico onde o TBM (Tunnel Bore Machine) se apoia para reiniciar a escavação, agora rumo à estação SESC Pompeia.

Já a Tuneladora Norte foi flagrada no vídeo do canal iTechdrones, já levada para a ponta norte da futura plataforma de Freguesia do Ó. De lá ela partirá em direção à estação João Paulo I, também como ela, construída em rocha.

Ainda não há uma data conhecida para que elas retomem suas atividades mas, diante do atual estágio, isso não deve demorar tanto. As duas máquinas precisam passar por reviões e manutenção antes de voltarem a ser usadas.

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2 comments
  1. Dúvida, não é possível uma tuneladora ser reutilizada em outros projetos do metrô para baratear a construção? Tenho impressão que sempre que há um novo projeto, uma nova tuneladora é adquirida pelos consórcios

    1. Possível até é, já fizeram isso recentemente com a tuneladora da Linha 04 para a Linha 05, só aumentando um pouco o diâmetro da máquina para a escavação do túnel de via dupla, e também com uma antiga tuneladora de via singela de frente fechada das obras da Linha 03 para as obras da Linha 02 no trecho da Avenida Paulista. Contudo, isso depende dos projetos de obras civis em vigor, geralmente as empreiteiras descartam as máquinas porque os desgastes são muitos!

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