O desejo já havia sido expressado anteriormente, mas o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) voltou a afirmar que os dois tatuzões que hoje estão construindo os túneis da Linha 6-Laranja poderão ser usados na Linha 16-Violeta.
Inicialmente, ele apenas citou que as duas tuneladoras estariam disponíveis após o fim das obras da Linha 6, sem explicar como se daria o repasse dos equipamentos ao consórcio que assumir a concessão do novo ramal de metrô.
Nesta terça-feira, 2, Tarcísio deu mais detalhes da ideia, afirmando que os tatuzões seriam entregues ao futuro parceiro privado que vencer a licitação.
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Parece uma proposta sensata visto que as máquinas já estão no país e as linhas 6 e 16 possuem caraterísticas semelhantes de projeto, mas fato é que os dois tatuzões pertencem à Acciona e não ao governo.
A construtora espanhola assumiu a PPP da Linha 6 das mãos do Consórcio MoveSP, formado pela Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC, hoje renomeadas após a operação Lava Jato.
Os equipamentos foram adquiridos de uma empresa francesa que os fabricou na China, mas tempos depois encerrou a produção de tuneladoras.
No cenário desenhado pelo governador, as máquinas de escavação seriam entregues ao consórcio vencedor, mas para isso seria preciso algum tipo de negociação com a Acciona para sua aquisição caso não seja ela própria a vitoriosa.
Franca favorita?
Embora Tarcísio tenha dito que tatuzões são equipamentos caros e demorados para serem fabricados, na realidade o processo não é muito diferente de trens, sendo preciso até dois anos para a entrega.
Restaria saber se um eventual vencedor que não a Acciona teria de fato interesse em utilizar equipamentos já bastante desgastados e cuja empresa não mais atua na área.
Por outro lado, a solução proposta pelo governador funcionaria como uma luva se a construtora espanhola levasse a concessão da Linha 16-Violeta.
A empresa já recebeu autorização para aprofundar os estudos do ramal de 17 km e 16 estações e terá muitos dados detalhados do projeto, mesmo que passe a maior parte deles ao governo.
Com equipes mobilizadas, fábrica de aduelas e dois tatuzões já mais do experimentados, a Acciona surge como natural favorita na concessão. A não ser que apareça alguém mais disposto ainda pelo projeto.
Eu acho uma grande perda pra Linha 16 não usar o mega-tatuzão deixando ela com 4 vias, ao invés de 2, ela teria mais capacidade assim.
Concordo, porém entre ter 4 vias e só sair em 2045 (sendo muito otimista) ou mais tarde ainda ou ter 2 vias e sair antes de 2040, a escolha é óbvia.
Eu ainda acho q compensa mais esperar, fazer uma linha de qualidade, q vai atender melhor a população, é melhor doq fazer uma linha nas coxas construída as pressas pra atender o interesse da concessionária
Mas quem foi que falou que, com o tal “megatatuzão”, implantariam, de fato, 4 vias (2 por sentido)?
Pois ter essa possibilidade é uma coisa, mas implantar de verdade, com estações com 4 plataformas, é outra.
E, mesmo que fossem implantar 4 vias, será só em parte da linha, certo?
Em qual parte/trecho?
Com 4 vias, daria para implantar um serviço semiexpresso em conjunto com o parador.
Tem materia aqui falando sobre, as 4 vias seriam em toda a linha, não apenas nas estações
Os próprios textos diziam que o espaço podem ser implantadas ou vias como estacionamento ou vias dentre as plataformas das estações, nenhum cita a linha como um todo…
O conceito de metro é: Distnacia curtas entre estações e parador, não há razão em se ter serviços expressos e/ou semi-expressos. Esse tipo de serviço é amplamente recomendado para viagens intercidades como as Linhas 7, 8, 10, 11, 12
O governador demonstra um desconhecimento enorme, como sempre.
Os projetos da Linha 16 estão bem atrás dos das linhas 19 e 20, em estágios mais avançados. É uma linha pra iniciar as obras, no mínimo, na metade da próxima década. Vai deixar os tatuzões parados por anos e anos se deteriorando, esperando os projetos serem concluídos?? Viagem na maionese total.
Por isso a Acciona está acelerando a papelada, já para ela ficar com a concessão da Linha 16 e não sofrer com os problemas de fazer a linha 16 anos depois da conclusão da linha 6.
Ainda assim, não tem como ela sair do papel el 2026 como o gov pretende fazer.
Linhas não brotam do nada, ela nem projeto básico tem pronto, e ainda tem q fazer as desapropriações. Ela deve começar no MÍNIMO, em 2030
Não esquece que ainda tem o tempo de implantação das extensões norte e leste da L-6, que devem ser construídas com o uso das tuneladoras antes da realização da L-16. O tempo de equipamento parado é o menor dos problemas
Por isso a Acciona está acelerando a papelada, já para ela ficar com a concessão da Linha 16 e não sofrer com os problemas de fazer a linha anos depois da conclusão da linha 6.
Mas e a extensão da linha 6? Os tatuzões não seriam usados pra isso?
Somente o Tatuzão Sul vai seguir viagem. O norte para em Brasilândia e o resto será através de explosões e picaretas.
Isso é pra preparar o terreno pra justificar a preferência pela Acciona na futura licitação. Por que o governador não teve essa mesma ideia na extensão da L-2 verde até Dutra? Afinal a Cora Coralina já está no Brasil, trabalhando muito bem e em pouco mais de um ano já terá escavado os dois trechos entre Orfanato e Penha, era só reposicionar mais uma vez.
Antigamente era vantajoso utilizar tuneladoras usadas, principalmente de fabricantes consagrados alemães. As máquinas eram simples e rústicas.
Hoje em dia é jogar dinheiro fora com máquinas desgastadas, sem peças sobressalentes e ou descontinuadas por fabricantes.
Fonte? Arial 12
Se a empresa vivada que esta usando a maquina acha que vale a pena segir usando ela, é porque compensa.