O consórcio AeroGRU, que implanta o sistema People Mover no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, planeja entregar o terceiro e último Aeromovel ainda em junho, segundo apuramos.
O veículo, cujos carros foram fabricados pela Marcopolo Rail, é conhecido por ter a cor laranja predominante. A GRU Airport, concessionária que opera o aeroporto, decidiu pintar cada um deles de uma cor, com o azul no primeiro Aeromovel e o verde no segundo.
A Aeromovel, que concebeu o sistema de transporte por propulsão pneumática, divulgou um vídeo (abaixo) com os bastidores dos testes dinâmicos nas vias e também a chegada do segundo veículo em maio.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo revelou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), as viagens do People Mover deverão ter início em agosto, mas devem ser restritas a períodos e trechos menores inicialmente.
A AeroGRU ainda está montando a plataforma da estação do Terminal 2, que ficará ao lado do mezanino, e só deve ficar pronta no segundo semestre.
O sistema vai substituir os ônibus disponibilizados ao público atualmente e que oferecem um serviço precário, com tempo de viagem longo e espaço restrito, além de espera elevada.
A solução do People Mover envolve a operação automatizada, com intervalos e tempo de viagem total de apenas 6 minutos. O sistema terá 2,7 km de extensão e capacidade para transportar 2.000 passageiros por hora em cada direção.
Cada veículo Aeromovel pode transportar 200 usuários e dois deles farão a operação, com um terceiro como reserva. As viagens serão gratuitas e facilitarão a conexão com a Linha 13-Jade da CPTM.
Esse aeromóvel é muito bonito. Bora torcer que até 2026, se a Linha 17 ficar pronta de fato, os dois aeroportos de SP estarão totalmente conectados e integrados à malha sobre trilhos.