A concessionária TIC Trens, futura responsável pela Linha 7-Rubi e Trem Intercidades, está perto de fechar a contratação das obras para a implantação dos novos serviços ferroviários no eixo entre São Paulo e Campinas.
A companhia, em aviso ao mercado, pretende ratificar três contratos importantes que deverão marcar o início das atividades de projeto e implantação previstas no contrato de concessão. São eles:
- Contrato de EPC Civil
- Contrato de EPC Trens e Sistemas
- Contrato de O&M

O primeiro contrato se refere às obras civis como construção de via permanente e estações, além das atividades relacionadas à movimentação de terra e drenagem.
O segundo contrato foca basicamente à aquisição de trens, sistema de sinalização ETCS Nível 2 e também o sistema de eletrificação. Itens como telecomunicações e redes de fibra poderão estar inclusos.
Também há o contrato de Operação e Manutenção de atividades especializadas que podem contemplar ações em via permanente, material rodante e outros.
A sócia no projeto, a chinesa CRRC, é a candidata natural a assumir o contrato de trens e sistemas, uma que a empresa é fornecedora líder no mercado mundial. A decisão final será confirmada no dia 30 de Abril.
Prazos
A TIC Trens não só está acelerando o cronograma de atividades como estabeleceu datas exatas para cada etapa do projeto, algo muito raro de se ver quando se trata de obras metroferroviárias.

O início da operação da Linha 7-Rubi se iniciará no dia 26 de novembro de 2025. O início das obras começará efetivamente no dia 25 de março de 2026.
O início da operação do Trem Intermetropolitano entre Campinas e Jundiaí está prevista para o dia 09 de maio de 2029. Já o Trem Intercidades, com 101 km de extensão, vai começar a prestar serviços no dia 29 de abril de 2031.
Antes das atividades operacionais está previsto um período de fase pré-operacional de três meses. Esta fase poderá ocorrer com ou sem passageiros.
A empresa segue confiante no comprimento dos prazos. Resta saber se ela conseguirá superar as complexidades de grandes obras que envolvem a duplicação de vias ao longo da Linha 7-Rubi simultaneamente à operação de trens de carga e passageiros.
Eu tenho a impressão que veremos uma aula de gestão e execução nesse projeto.
O potencial desse serviço é muito maior do que se espera. o Interior de SP vai se tornar gigante em poucas décadas.
A TIC Trens sabe disso e quer iniciar logo sua operação. E no meio do caminho deve sair a extensão até Americana e, quem sabe, o serviço para o aeroporto de Viracopos.