TIC Trens restabelecendo Serviço 710, CCR de olho no TIC Sorocaba. Veja prognósticos

Novos leilões teriam ‘favoritos’ entre os potenciais interessados, diz reportagem
Serviço 710 poderá retornar (Jean Carlos)
Serviço 710 (Jean Carlos)

O governo Tarcísio de Freitas pretende conceder ao menos três projetos sobre trilhos até o final de 2025. São eles o Lote Alto Tietê, cujo leilão ocorrerá nesta sexta-feira, 28, às 16 horas, o Lote ABC Guarulhos (linhas 10 e 14) e o TIC Eixo Oeste, que implantará um trem expresso até Sorocaba.

Entre os interessados poderão figurar a CCR, o Grupo Comporte, a chinesa CRRC e operadores europeus, porém, há quem aponte “favoritos” nesses projetos.

Reportagem do jornal Valor Econômico trouxe relatos que as brasileiras CCR e Comporte podem se posicionar mais agressivas em um outro leilão.

Como explicamos ontem, o grupo que será rebatizado como Motiva teria mais interesse no Lote Alto Tietê, das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Funcionários da CPTM treinam funcionários da TIC Trens (Jean Carlos)

O motivo é que essa malha sobre trilhos não exigirá grandes obras nem aquisição de trens. Embora existam projetos de expansão como a extensão da Linha 13 até Bonsucesso, a complexidade é bem menor do que uma linha nova subterrânea com a Linha 16-Violeta.

Caso vença o leilão, a CCR poderá integrar a operação dos três ramais com as linhas 8-Diamante e talvez 9-Esmeralda em Barra Funda, criando uma rede enorme (reforçada ainda pelas linhas 5-Lilás e 4-Amarela).

A CCR também é apontada como ‘favorita’ a levar o Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba (TIC Eixo Oeste). Nesse caso, espera-se uma grande sinergia com a Linha 8-Diamante, já que parte das vias deverá ser compartilhada.

O leilão do novo trem expresso deve ocorrer até o final do ano.

Operação da Linha 12-Safira (Jean Carlos)

“Serviço 710 privatizado”

Se a CCR aparece com destaque nas concessões acima, as linhas 10-Turquesa e 14-Ônix poderão ter uma reedição da TIC Trens, parceria entre o Grupo Comporte e a fabricante de trens CRRC, da China.

Aqui o atrativo é o grande número de trens necessários para reforçar a Linha 10 e também prover os VLTs da nova linha entre Santo André e Guarulhos.

Além disso, um eventual contrato de concessão levaria os dois parcerios a recriar o Serviço 710, a operação conjunta das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.

Traçado provisório do Trem Intecidades para Sorocaba (GESP)

Hoje esse serviço opera sob os cuidados da CPTM, mas será interrompido no final do ano, quando a TIC Trens assumir a operação da Linha 7.

O fim tem causado apreensão nos usuários, que não precisam fazer baldeações para realizar viagens pelo longo trecho.

Para que esse cenário se torne realidade, ainda há muito que ocorrer, inclusive que outros participantes não resolvam jogar pesado pelas concessões.

Total
0
Shares
9 comments
  1. A TIC Trens tem que ganhar a concessão do ABC, o serviço 710 tem que continuar, é só vantagens para todos.

  2. Minha gente, ninguém quer a CCR nesse leilão. Vide a decepcionante experiência dos usuários das linhas 8-Diamante e 9Esmeralda. Que venha o grupo Comporte que estará entrando de par em par para dominar o transporte sobre trilhos.

    1. Junta a turma aí da sua vila e vocês entram na concorrência , ganham e todos serão felizes pra sempre!!

    2. Linha 5 também sofrendo pra caramba. E não quero grupo Comporte (armado) não. QUero é ESTADO controlando transporte público.

      Quem gosta da mão podre do mercado tocando, que seja massageado por ele.

      1. Infelizmente já é tarde demais, teremos q nos acostumar com esse triste fim, parte da população n tá nem aí e tá é aplaudindo as privatizações mesmo com tudo indicando o quão ruim elas estão sendo.

  3. na verdade as ferrovias estão igual um queijo fatiado e podre,no caso CPTM,tinha q ser 1 empresa só e não várias,veja o restos da ferrovias d pais,TD picotado e nenhuma fz algo interessante,q gera milhões de emprego.infelismente é o brasil.e o povo merece as políticas q tem.pois ninguém se levanta p mudar o rumo,igual q aconteceu com a ditadura.povo se levantou p derrubar.e agora precisa fz novamente.

  4. Sempre esse papo de serviço 710 pode voltar. É talvez demais e fato de menos. Ninguém garante que o lixo da CCR não vá pegar a linha 10 e nem que se a TIC Trens pegar vai reestabelecer o serviço, até agora nem tocaram no assunto. Esse serviço nem deveria ser encerrado e se o governo quis fatiar pra entregar pros amigos deveria se virar e dar um jeito de fazer uma integração decente como da linha 8 com a 9 que só vai pro outro lado da mesma plataforma, não jogar o trabalhador naquele inferno que é a Luz. É tudo promessa e talvez, fato mesmo só foi que logo no processo de privatização quem usa foi extremamente prejudicado pra encherem os bolsos das empresas e os próprios. Só aplaude isso militante gado que nunca precisou usar pra ver o estrago feito.

  5. Quando foi feito o leilão das Linhas 8 e 9 havia uma clásula que dizia que caso fosse implantado o TIC Sorocaba a CCR seria responsável por sua operação.

Comments are closed.

Previous Post
Extensão da Linha 5-Lilás terá duas estações

Tarcísio sanciona lei que autoriza empréstimo de R$ 2,7 bilhões para a Linha 5-Lilás

Next Post
A estação Água Branca da Linha 6 ao fundo e em primeiro plano, a parada da Linha 7

Governo aprova criação da “Super Estação Água Branca”

Related Posts