A concessionária TIC Trens realizou ao longos das últimas semanas uma série de reuniões nos municípios de Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo e Campinas que serão polos de viagem do Trem Intercidades e do Trem Intermetropolitano.
O objetivo dos encontros foi promover o alinhamento entre as partes relativa à execução do projeto. A ferrovia na região deverá passar por uma série de reformas, além da inclusão de duas novas vias, uma dedicada para o serviço de carga e outra para o trem de média velocidade.
A Estação Jundiaí, por exemplo, deverá ter sua sistemática completamente modificada. O prédio tombado deverá ser utilizado como área da Linha 7-Rubi (plataforma 1 e plataforma externa a ser reativada), enquanto as plataformas 2 e 3 deverão abrigar os serviços expressos.
O Trem Intermetropolitano (TIM) deverá ter área dedicada totalmente nova. A construção será realizada em um antigo galpão desativado. De lá partirão os trens paradores no sentido Campinas.
A concessionária tem buscado as prefeituras locais para tornar o processo de implantação mais célere. A mitigação de interferências e a facilidade burocrática será de fundamental importância para que o cronograma possa ser cumprido dentro da meta estabelecida em contrato.
A previsão do governo é que o serviço Intermetropolitano tenha início em 2029 enquanto o serviço expresso entre Campinas e São Paulo, com parada em Jundiaí, seja inaugurado em 2031.
Sensacional iniciativa !
e por ai mesmo ! se as tratativas seguirem so os ritos protocolares nao há andamento a gil.
Se a propria cptm fizesse isso, nos territorios por onde passa- e combinasse um mutirao com prefeituras e adm regionais- de sexta a noite ate a segunda cedinho -capinacao, recuperacao vias laterais aos muros, reitrada lixo, fechamento de corregos cortantes ao lindeiro, subida de muros, limpeza – ja nao seria um otimo progresso e ate melhoraria a performance da viagem ?
Poque nao fazer uma serie de artigos, copiando os mesmos e propondo estes tipos de solucoes, pessoal ?
contem comigo para assinatura de ciencia ou abaixo assinado, for o caso