O presidente da CPTM, Pedro Moro, compartilhou imagens dos trabalhos de preparação para as obras do novo túnel de ligação entre a centenária estação da Luz e a parada de mesmo nome da Linha 4-Amarela.
Segundo o executivo, o Consórcio Construtor Túnel Estação Luz está na fase de instalação do canteiro de obras antes que a escavação tenha início.
“O pessoal está trabalhando no levantamento topográfico, içamento de treliças, locação dos pontos de rede de água, esgoto e águas pluviais e na confecção dos quadros de energia”, disse Moro.
Com 124 metros de comprimento e 9 metros de largura, novo túnel fará a ligação das plataformas da estação da Luz com a Linha 4, percorrendo um caminho diferente, por baixo da Avenida Cásper Líbero. Quando ficar pronto em agosto de 2024, o projeto não apenas permitirá separar os fluxos de passageiros como também ampliar o acesso Cásper Líbero.
O Consórcio Construtor Túnel Estação Luz foi contratado pela CPTM por R$ 60 milhões. Além da obra do túnel, a empresa também fará intervenções na plataforma central, que ganhará escadas rolantes e fixas além de outros itens de acessibilidade a fim de reorganizar todo o fluxo de passageiros.
A estação da Luz passa ainda por outras obras, entre elas a implantação de um acesso à Sala São Paulo e a instalação de uma passarela de saída para o Bom Retiro, recém inauguradas, além da reforma e ampliação da Plataforma 5 para receber o Expresso Aeroporto. A previsão é que a partir de 2024 a Linha 13-Jade e a Linha 11-Coral sejam estendidas até a Palmeiras-Barra Funda enquanto a Linha 7-Rubi deixará de chegar até Luz.
Que façam muito bem essa obra, gostamos muito do bom trabalho que a CPTM está fazendo pelo bem dos usuários e da população de São Paulo não só da capital mas dos outros municípios, bom trabalho pra vocês.
Muito importante este túnel, que tudo possa correr bem…
Aliás um túnel que seria interessantíssimo, seria um ligando Júlio Prestes a Luz, deveriam ter imposto isto como condição na concessão da Linha Diamante, e a construção ficasse 100% a cargo da concessionária, mas como aqui em SP concessões são presentes de pai pra filho….
Interessantíssimo para empreiteiros e péssimo para os passageiros da estação da Luz. A estação da Luz foi projetada para receber 20 mil passageiros por dia em 1901. Com as reformas em 2004, ampliou a capacidade para 100 mil. Mas a estação recebe mais de 300 mil passageiros por dia em uma estrutura obsoleta e tombada.
Ligar Julio Prestes na Luz faria a estação ultrapassar 400 mil passageiros por dia e superlotaria a Luz ao ponto dela causar esmagamento de passageiros.
Só a construção da nova estação da Luz, subterrânea, poderia permitir a integração com Julio Prestes. E esse é um projeto de R$ 500 milhões (que o estado e a iniciativa privada não possuem para investir em curto prazo).
Talvez seja a primeira vez vejo alguem contra a integração Luz-Julio Prestes, mas vindo de você já esperava sempre do contra e catastrofico.