O plano de construção da rede de Trens Intercidades está avançando em várias frentes. Apesar disso, o TIC São José dos Campos (Eixo Leste), que está em fase de planejamento, se mostrou mais complexo do que o previsto gerando impactos no cronograma geral do empreendimento.
Segundo informações obtidas no Relatório Integrado 2023 publicado pela CPTM, os estudos de diretrizes para a nova rota de trens de média velocidade mostraram-se mais desafiadores do que o previsto.
“O conjunto de estudos necessários para a proposta das ligações ferroviárias se mostrou mais complexo do que o previsto impactando o cronograma“, explicou a companhia.
Dois traçados estudados
Atualmente o empreendimento está em fase de formulação do seu Projeto Diretriz, quando são delineadas suas características básicas. Isso inclui traçado, estações, velocidades, possibilidade de compartilhamento de via, etc.
O TIC São José dos Campos, apesar de parecer simples, enfrenta grandes complexidades. Uma das principais é o traçado, que chegou a ser alterado em apresentações recentes.
A proposta original era de que o trem partisse de São Paulo e seguisse pelo leito da Linha 12-Safira. A partir da estação Engenheiro Manoel Feio o trem deveria acessar as linhas da MRS pela Variante do Parateí.
A Variante do Parateí foi uma alternativa de traçado mais eficiente para o transporte de cargas implantado pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1952. Atualmente somente os trens de carga passam pela região.
O traçado, apesar de apresentar certas vantagens, deixa de atender a cidades importantes do Alto Tietê como Mogi das Cruzes.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A revisão do traçado em mapas mais recentes chegou a incluir uma passagem em Mogi das Cruzes. De lá o trem seguiria para a São José dos campos por meio de um novo trecho ferroviário que seria construído.
A complexidade do traçado e a possibilidade de conviver com os trens de carga fez com que o projeto diretriz, previsto para ser entregue em 2023, fosse adiado. Ainda não há previsão para licitação ou obras do TIC para São José dos Campos.
Minha modesta opinião: o traçado deveria seguir o do Expresso Aeroporto. Sai da Luz, para no Aeroporto e de lá passa por Arujá e Jacareí, com a opção de um TIM pro Alto Tietê, atendendo uma nova região e deixando a linha da MRS exclusiva para os trens de carga (e, talvez, um trem turístico até Guararema).
Mas não seria melhor levar a linha 13 para São José dos Campos ou alguma cidade próxima, sendo que a demanda depois de Guarulhos atualmente é baixa e poderia fazer com que o TIC não parasse em São José dos Campos mas na fronteira com o Rio de Janeiro em alguma estação futura do prometido trem-bala??
O Projeto do TIC Leste está mal planejado e está sendo colocado para agradar o vice-governador, pela falta de amplitude e por não atender a demanda existente no Vale do Paraíba, uma vez que o projeto original, no trecho do Vale do Paraíba, previa paradas em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e uma possível extensão para Aparecida. Porém, foi engavetado pelo Doria, mantendo apenas a parada de São José dos Campos.
De acordo com o texto, o projeto inicial partiria da estação Brás é de que o novo serviço utilizando a faixa de domínio da CPTM na região da Linha 12-Safira e seguiria pelas vias da MRS a partir de eng. Manoel Feio, o que até seria razoável, porém uma extensão para a estação Luz, concorrendo e congestionando absurdamente com as Linhas 13-Jade e 11-Coral numa insensatez incomensurável.
Por conta de continuar iludindo a população, governantes tem se apresentado com múltiplos projetos no papel para serem montados em forma irresponsável, mirabolante e simultânea numa ilusão para animar os eleitores incautos em tempo de trampolim para as eleições, mas num mandato de quatro anos, nenhuma das três linhas sairá do papel; São José dos Campos, Sorocaba e Santos não faz sentido ter um TIC e não possuir paradas intermediárias. Os projetos levam tempo para maturação, há prazos e nem verbas no orçamento para serem cumpridos, não se tira estudos assim do dia pra noite.
E os recursos disponíveis também são limitados, e eles sabem disto, pois já existem várias obras de expansão em andamento inconclusas, que devem ser finalizadas primeiro, pra depois se priorizar essas linhas, para tentar justificar as concessões das linhas metropolitanas. Muita falácia e o que de fato está acontecendo é a retirada de foco das concessões, para entregar todas as linhas da CPTM e Metrô.
A notícia está gerando mais dúvidas do que respostas. Sendo bom ou ruim, o traçado original era válido. O que é que está motivando essa mudança de planos? Se eu fosse chutar o motivo, seria uma combinação de interesses políticos do Alto Tietê com a vontade da CPTM de modernizar a linha 11 após Suzano. Mas não podemos descartar outras variáveis, como a opinião da MRS e/ou de possíveis interessados na concessão.
O Projeto do TIC Leste precisa ser revisto. Não tem sentido, por exemplo, fazer com que o morador de Jacareí tenha que voltar para trás, para pegar o trem em São José dos Campos, ainda mais com os imensos problemas de trânsito que existem no deslocamento entre as duas cidades e com o fato de só ter o modal por ônibus intermunicipal entre as duas cidades, que já está completamente saturado em horários de pico. Inclusive a linha entre Jacareí e São José dos Campos, pela Dutra (5114) é a linha com mais usuários em todo o interior paulista.
Pra atender Mogi das Cruzes, bastaria criar um terminal que saísse da Estação Estudantes indo até a Estação Manoel Feio. Pode ser feito até com BRT. Não precisaria de uma alteração radical de traçado. O verdadeiro problema é propor um TIC e deixar Jacareí e Taubaté de fora, sem estações.
Ainda mais que o projeto original previa estações em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba, mas foi engavetado pelo Doria.
vamos com calma que ainda não sabemos onde vai ser o final o tic Sorocaba aqui na capital
acho que seria bem interessante ir até Aparecida, demanda é o que não falta para lá