O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou um decreto estadual nesta quinta-feira que proporcionará transporte gratuito nos trens do Metrô, CPTM e concessionárias de trens, além de ônibus da EMTU, durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro e nessas datas, o sistema de transporte ficará aberto sem cobrança de tarifa entre 9h e 21h, incluindo as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pelas empresas ViaQuatro e ViaMobilidade.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 2 de novembro e vale para os serviços de ônibus da EMTU nas regiões metropolitanas, além do sistema sobre trilhos.
“Tanto no dia 5 como no dia 12, o Governo de São Paulo vai monitorar o fluxo de passageiros nos veículos da EMTU e no transporte sobre trilhos para avaliar a necessidade de reforço perto dos horários de início e encerramento das provas”, explicou o governo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Prefeitura de São Paulo também aderiu ao plano e vai liberar as viagens sem tarifa nos ônibus da SPTrans no mesmo período, facilitando a integração entre os transportes.
Eu não li este decreto mas a prática nestes casos é o governo do estado reembolsar as empresas pelos usuários transportados..
Você tem informação nesse sentido?
O Decreto fala em reembolso para as empresas.
E essa gratuidade é aceita pelo Tribunal de Contas do Estado por trazer benefício claro para a sociedade, diferente da gratuidade proposta pelos grevistas do Sindicato dos Metroviários que causaria lesão aos cofres públicos e benefício apenas para os grevistas.
Obrigado pelo esclarecimento e por deixar claro que o que os grevistas defendem não é possível
Não até porque a notícia já em diversos portais e sim a gratuidade foi confirmado pelo próprio governador.