O Metrô de São Paulo e o Consórcio Monotrilho Ouro (CMO) realizaram nos últimos dias uma operação curiosa no trecho da Marginal Pinheiros, da Linha 17-Ouro. A treliça lançadeira, estrutura usada para içar as vigas-trilho sobre a Linha 9-Esmeralda, acessou o interior da estação Morumbi para preparar o lançamento na área ao norte do local.
Um vídeo mostrando a imensa estrutura passando por dentro da futura estação foi postado pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira. Dias antes, o consórcio havia retirado algumas partes da cobertura para permitir que a treliça pudesse atravessar a região das plataformas com segurança.
A partir das 21h desta terça-feira (23), a CET bloqueará a pista expressa da Marginal Pinheiros entre a Rua Engenheiro Mesquita Sampaio e a Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) para permitir que o consórcio faça o lançamento de mais vigas-guia. A intervenção se prolongará até a madrugada de sábado, segundo o Metrô.
Atualmente, restam apenas alguns espaços ao lado da estação Morumbi da Linha 9 e entre a parada da Linha 17 e a região do track-switch que ainda precisam receber as vigas-trilho.
O CMO também deverá lançar a última viga curva do trecho, que não pode ser içada após um problema com um dos guindastes usados na operação, que é diferente do método de treliça.