Trem da Linha 17-Ouro acessa vias operacionais pela primeira vez

Composição N01 saiu do pátio Água Espraiada e chegou até a Estação Washington Luís nesta segunda-feira, 13. Movimentação faz parte dos testes dinâmicos do trem que circulará pela Linha 17-Ouro.
Frota N na Estação Washington Luís (Vantoen Ribeiro)
Frota N na Estação Washington Luís (Vantoen Ribeiro)

Nesta segunda-feira, 13, o primeiro trem da Linha 17-Ouro acessou as vias operacionais. O fato marca o início da fase de testes dinâmicos com o novo trem fabricado pela chinesa BYD.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram a composição N01 na Estação Washington Luís que fica imediatamente ao lado do Pátio Água Espraiada.

Para acessar as vias operacionais foi necessário a finalização de obras, em especial a rampa de subida do pátio e os track switches (aparelhos de manobra de via).

As vias já estão com o terceiro e quatro trilhos instalados, mas não é possível saber se a composição chegou até a estação com tração do sistema de energia implantado ou através de suas baterias.

Composição cruzando o track switch (Vantoen Ribeiro)
Composição cruzando o track switch (Vantoen Ribeiro)

Cabe citar que os trens da Frota N são os primeiros no Brasil a terem condução autônoma por meio de baterias de tração que podem movimentar o trem mesmo com queda de energia de fontes externas.

A chegada do trem em uma estação é um marco significativo para a Linha 17-Ouro que pela primeira vez recebe uma composição em uma de suas estações.

As etapas de comissionamento devem prosseguir para que ao longo de 2025 seja possível a execução de testes dinâmicos ao longo do trecho.

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação Poá da Linha 11-Coral (Jean Carlos)

Confira como será a reforma da Estação Poá da Linha 11-Coral

Next Post
Segurança da CPTM terá reforço em 2025 (Jean Carlos)

CPTM deverá assinar maior contrato de segurança privada da sua história

Related Posts