Uma composição da Série 8500 que operava pela Linha 10-Turquesa sofreu grandes danos na região dianteira recentemente. A composição foi fabricada pela empresa espanhola CAF e entregue para a CPTM entre 2016 e 2019.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Na imagem que circula em redes sociais é possível ver que a máscara, parte frontal da composição, foi bastante danificada. A composição em questão é a de prefixo H580.
Apesar do dano estético visível, na imagem é possível ver que sistemas de maior importância como engate e a estrutura metálica rígida da caixa não foram afetados. Algumas peças precisarão ser repostas.
A composição deverá ficar retida para que reparos possam ser realizados. Atualmente a CAF, fabricante da composição, é responsável pela manutenção da série 8500. No contrato estão contemplados reparos em caso de acidentes.
Segundo a CPTM, o trem foi danificado após fortes chuvas que atingiram a Linha 10-Turquesa em janeiro. A companhia, no entanto, não deu detalhes das circunstâncias do incidente.
A empresa afirmou que o trem deverá ser liberado para a operação ainda em fevereiro.
Confira a nota da empresa na íntegra:
“O trem citado foi danificado durante as fortes chuvas que atingiram a região do ABC Paulista no último dia 19 de janeiro. A equipe de manutenção está atuando para restaurar peças e a máscara da composição, que já foi parcialmente retirada como mostra a imagem. O trem deve voltar à operação no mês de fevereiro.”
Ainda bem que a ViaMobilidade devolveu um 8500, aí os passageiros da linha 10 não vão sofrer com um trem a menos.
Esse trem em questão, já está em funcionamento?