Trem da Série 8500 passa a realizar testes na Linha 10-Turquesa

A aparição repentina da série de trens que opera na Linha 11-Coral é consequência do futuro reordenamento da frota motivado pela concessão das linhas 8 e 9
Composições estão em testes na Linha 8-Diamante e 10-Turquesa (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Com a aproximação da assinatura do contrato da concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a CPTM continua a se preparar para a intensa mudança que deverá ocorrer em sua frota de trens. Inicialmente algumas composições da Série 8500 que operam na Linha 11-Coral foram vistas em testes e treinamentos na Linha 8-Diamante. Agora é a vez dessa mesma série de trens aparecer no pátio de Mauá, cidade do ABC paulista que é atendida pela Linha 10-Turquesa.

Mudanças na frota

A “dança das cadeiras” promete solucionar uma das principais reclamações dos passageiros do Serviço 710: o retorno dos “trens antigos”. Isso acontece justamente por conta do processo de realocação de frota que fará com que os trens antigos das Série 7000 e 7500 passem a operar nas linhas concedidas. Com isso os trens da Série 8000, frutos de uma Parceria Público-Privada, deverão operar apenas em linhas administradas pela CPTM.

A ideia é que os trens da série 8000 passem a operar na Linha 11-Coral uma vez que o ramal é um dos poucos que não está em alvo de concessão por enquanto. Os trens da série 8500 seriam deslocados em parte para a Linha 8 e outra parte para o serviço 710. Vale lembrar que no passado as composições da CAF já operavam pela Linha 7-Rubi, o que trás maior facilidade em relação ao treinamento de maquinistas. Recentemente esses trens foram registrados pela pagina Paparazzi Ferroviário no pátio de Mauá na Linha 10-Turquesa.

Composição da série 8500 no pátio de Mauá (Paparazzi Ferroviário)

Dessa forma a renovação da frota na no Serviço 710 será completa. Obviamente o processo para que os trens possam ser transferidos de suas linhas de origem levará tempo mas, no geral, beneficiará principalmente os passageiros do sistema CPTM que passarão a contar com trens em idade média menor se comparados aos das Linhas 8 e 9. Esse cenário só deverá mudar com a aquisição de 34 novos trens por parte da ViaMobilidade, um dos investimentos previstos no contrato de concessão. Confira mais no nosso artigo especial sobre a mudança da frota na concessão as linhas 8 e 9.

Conclusão

A troca dos trens entre as linhas geralmente ocorre em ocasiões bem específicas, como aquela que deu origem à “renovação” da frota da Linha 10-Turquesa, consequência da desativação de dezenas de trens antigos. As grandes reformas administrativas que estão ocorrendo são motivadores fortes para que tantos trens estejam mudando de linha.

Esse é um processo gradual e que ocorrerá aos poucos. Muito deve mudar ao longo dos próximos anos, inclusive com a chegada de novos trens para as linhas 8 e 9 e a possível desativação de composições antigas nas linhas que ainda restam à CPTM. A tendência é que no longo prazo a situação de todas as linhas melhore substancialmente.

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1 comment
  1. Olá, bom dia!
    Gostaria de saber se quais são as empresas fabricantes de trens que ainda atuam no Brasil?

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