Trem da Série 8900 circula com porta aberta na Linha 9-Esmeralda

Registro realizado por passageiros mostra uma das novas composições da ViaMobilidade circulando com as portas abertas. Concessionária afirmou ter sido vítima de vandalismo
Porta aberta no novo trem da Linha 9-Esmeralda (Reprodução/@viamobilidadebr)
Porta aberta no novo trem da Linha 9-Esmeralda (Reprodução/@viamobilidadebr)

Nesta quinta-feira, 22, passageiros que utilizam a Linha 9-Esmeralda registraram uma composição andando com uma das portas abertas. As imagens mostram que o trem em questão era da Série 8900, ou seja, um trem novo.

O ramal foi acometido por problemas operacionais devido a falha em um equipamento de manutenção. Entre as 5h e 7h a circulação ficou comprometida entre as estações Jurubatuba e Autódromo.

Segundo postagens em redes sociais, uma das novas composições foi registrada circulando de portas abertas. Em um dos vídeos  é possível ver diversos passageiros registrando a cena.

Em outro momento, já em outro trem da mesma série, uma das portas estava isolada (travada). O fato pode ser visto com certa frequência, mas não gera risco ao passageiro.

A ViaMobilidade, que opera o ramal, alegou que a porta foi alvo de vandalismo (veja resposta no fim do texto).

Composição com porta isolada ou "trancada" (Jean Carlos)
Composição com porta isolada ou “trancada” (Jean Carlos)

Por questão de segurança um trem jamais deveria andar com as portas abertas. Existem sistemas de segurança que impedem este tipo de conduta.

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O site buscou informações sobre o ocorrido à concessionária que emitiu o seguinte comunicado:

“A Linha 9-Esmeralda opera normalmente neste momento. Mais cedo, por volta das 7h45, a porta de um trem que operava sentido Osasco não abriu e foi isolada. Contudo, em um ato de vandalismo na região de Granja Julieta, alguns usuários forçaram o equipamento e o mesmo foi reaberto. Tão logo a situação foi identificada, a porta foi novamente fechada para seguir viagem com segurança. O trem foi recolhido para manutenção. A ViaMobilidade lamenta os atos de vandalismo que trazem prejuízos para a operação e patrimônio público.”

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15 comments
  1. Vamos fazer de conta que o Jean Carlos não usa essas falhas para defender cegamente o transporte público estatal, numa conduta que destoa da imparcialidade do site.

    Talvez ter um membro defensor da estatização sirva para o site ter maior diversidade, porém o discurso monocórdio de Jean Carlos prejudica, de certa forma,a qualidade do site.

    Existem formas mais inteligentes de defender um ponto de vista.

    1. Mas quem vive aqui passando pano pra empresa privada e falando mal da CPTM é você e seus amigos foristas. A ViaMobilidade já assumiu tem quase 3 anos e o site apenas mostra as falhas, trapalhices e o mau serviço no geral que ela comete. Seria por ”ideologia política” se ninguém conhecesse o serviço dela e não existisse provas do mau serviço que ela presta.

  2. E detalhe que o trem da foto com a porta travada é o A22, que ela colocou em operação recentemente.
    Essa empresa está fazendo o que nessas linhas? qual a utilidade dela pro usuário? a pergunta que fica é essa.

  3. Infelizmente eu preciso concordar que as materia tem sido bem tendenciosas pr culpar mais a empresa do que os usuários que fazem vandalismo dentro do trem, ou que sujam o mesmo por pura falta de educaçao, ou porque acham que o fato de ter privatizado que nao devem cuidar.

    Concordo que existem falhas sim, mas as materias tem bastante tendencia a culpar a empresa.
    as portas abertas nao sao vistas “com certa frequencia” abertas.
    Se for, por favor trazer os numeros por anos e meses pra usar a frase.

    Segundo que eu como usuario da linha 9, jamais vou defender a cptm pelo trato nela nem pelo desleixo que era na 8.
    Nunca esteve bonita como alguns defendem no site querendo passar pano para a cptm que, por mais que eu amo a empresa pelo famo, largou a linha 8 mesmo antes da idea de privatizaçao andar pra frente.
    A linha 9 só foi melhorada para fazer bonito perante os bairros nobres que passa.

    Simples assim e ainda assim, dava problema, e curiosamente, depois que foi privatizada ao vandalismo disparou, que coisa, e tem gente que ainda culpa a empresa e dizem “mostrem as provas”
    O proprio site tem elas.

    Acho complicado falar de um ocorrido, desse tipo ou outros dessa forma. Por isso é bom acompanhar uns… 5 6 sites diferentes sobre o ocorrido.

    1. No caso ele falou que “… uma das portas estava isolada (travada). O fato pode ser visto com certa frequência, mas não gera risco ao passageiro.”

    2. Isso é verdade, a CPTM não fez grandes obras na linha 8 porque ela foi herdada em estado satisfatório da Fepasa, enquanto o sistema herdado da RFFSA está em petição de miséria. Se os trens da Fepasa (série 5000) não tivessem sofrido gravamente com a falta de peças de reposição, a linha seria a última a ter sua frota renovada.

      Houve sim queda de qualidade com a privatização, fruto de um processo feito a toque de caixa pelo Dória, mas o patamar anterior ainda não era a sétima maravilha do mundo que a turma do “estatiza tudo” diz.

  4. É impressionante como tem gente que defende o indefensável.
    Mas como diria um ex-presidente, quem tem viés ideológico são os outros. Eles, jamais!
    Não é a primeira vez que um trem dessa série anda com portas abertas. Além de um erro de projeto grave, um erro operacional grave. Um trem jamais deve andar com portas abertas.
    “ah, foi vandalismo”. Não importa. Se abriram as portas com o trem em movimento, o trem deveria aplicar emergência de imediato. O pessoal da viamobilidade deveria tentar reestabelecer a porta, ou então desembarcar os passageiros e recolher o trem.
    Isso é uma questão de segurança, e lembra o que acontecia nos anos 80/90 com os pingentes. Considerando que até surf ferroviário estão voltando a praticar na linha 8 …
    Mas não pode falar mal da viamobilidade …

  5. a CPTM tem um sistema que impede o trem de circular se uma das portas for aberta forçadamente ou impedida de fechar. O trem só sai qdo todas estão fechadas e travadas.

    Mas pelo visto, a Via calamidade não pediu isso no projeto, ai um usuário percebeu que dava para segurar a porta e abri-la e deu no que deu.

  6. Lembrando à turminha do “estatiza tudo” que os trens, em qualquer uma das linhas, são autorizados a circular de portas abertas em casos de EMERGÊNCIA, isto é, falha de motor de porta durante a operação comercial.

    Nesses casos, um funcionário deve fechar a porta manualmente e impedir o acesso à mesma, enquanto o trem conclui a viagem normalmente, recolhendo após a estação terminal. Inclusive, a frota P até possui sinais de alerta para porta destravada espalhados pelos carros.

    Liberar para a operação veículos com motor de porta inoperante, tal como acontecia nos tempos da RFFSA, aí sim seria caso de polícia. Mas a economia que a CCR teria nisso seria menor do que o risco de mais paralizações ou ações judiciais por lesões e mortes.

    1. Não fale o que não sabe.
      Os trens, mesmo os mais antigos, só liberam o sistema de tração se todas as portas estiverem fechadas e travadas.
      Ocorre que em caso de falhas, você tem o que se chama de “by-pass” e pode desativar o sistema de portas para permitir que o trem tracione em caso de falha de portas.
      Na época da RFFSA e CBTU, o sistema de portas vivia isolado, então o trem podia sair com a porta do jeito que for.
      Com a entrada da CPTM, passou-se a não permitir mais que o trem opere com as portas abertas. Isso é um procedimento operacional.
      Os trens mais novos, adquiridos de 2000 em diante, tem um sistema em que permite isolar aquela porta defeituosa, mas com ela FECHADA. Assim ela não abre nem responde mais comandos, e o trem termina essa viagem e depois recolhe. Não existe nenhum procedimento que permite o trem operar com porta aberta com passageiros.
      Caso não seja possível fechar a porta de jeito nenhum, o trem deve ser esvaziado, o sistema de by-pass ativado para permitir o trem tracionar.
      No caso da viamobilidade, tem várias possibilidades que deveriam ser investigadas (mas que não serão, já que não existe um órgão fiscalizador técnico): o trem permite tração com porta aberta? Se sim, há um erro de projeto. O maquinista está ciente que a porta estava aberta? Se sim, ele avisou o CCO sobre a situação? O CCO autorizou andar desse jeito ou o maquinista fez by-pass por conta própria? há um procedimento operacional e treinamento periódico para situação dessa natureza?

  7. Nos trens mais antigos portas que apresentavam defeitos tinham que trafegar com porta bloqueada na posição FECHADAS, pois a segurança prevalecia!

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