Trem da ViaMobilidade tem pantógrafo danificado em Presidente Altino nesta segunda (15)

Composição de prefixo Q108 que operava na Linha 9-Esmeralda teve seu equipamento destruído. Circulação de trens foi afetada parcialmente
Composição teve pantógrafo avariado (Italo Augusto)
Composição teve pantógrafo avariado (Redes Sociais)

Nesta segunda-feira (15) um trem da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, foi avariado após o pantógrafo de um dos vagões da Série 7000 ter sido seriamente danificado. Segundo relatos, a rede aérea também foi danificada.

A composição do prefixo Q108 acabou por sofrer danos na estação de Presidente Altino. O pantógrafo é o instrumento do trem que é responsável por captar energia da rede aérea para os trens.

Geralmente este tipo de equipamento possui uma barra de grafite que, além de promover o melhor deslizamento entre junto ao fio de contato, também é um bom condutor elétrico, facilitando a transmissão de energia.

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Relatos nas redes sociais indicam que o pantógrafo teria explodido, danificando a rede aérea. Nas imagens é possível ver o equipamento danificado, porém, sem danos visíveis à rede aérea.

Em nota enviada ao site, a ViaMobilidade afirmou o seguinte:

“Desde as 11h37, os trens da Linha 9-Esmeralda circulam com maiores intervalos e tempo de parada entre as estações Osasco e Villa-Lobos/Jaguaré, devido à falha no sistema elétrico na região de Presidente Altino. Os passageiros estão sendo orientados por avisos sonoros nos trens e nas estações.”

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12 comments
  1. Equipamento destruido??? Ou falta de manutenção preventiva??? Não tem uma semana que essa via mobilidade não dá algum prejuizo a população que usa esse transporte…

    1. Falta de manutenção, a ViaMobilidade tem um problema de sério de manutenção em relação aos 7000s, não sei o que acontece com a ViaMobilidade para eles serem tão incompetentes com os 7000s.

      1. Tem caso que nem os 8500 escapam. Peguei um no natal que deu falha no Grajaú e teve que reiniciar. Ficou em velocidade reduzida de lá até a Vila Olímpia, ferrando todo o fluxo contrário, que ainda estava regular até o Santo Amaro.

    2. Meu caro João Pedro, eu já estava esperando a manchete “Funcionários contrário a privatização SABOTAM via mobilidade”. As autoridades só vão entender a m… que fizeram, quando ocorrer um grave acidente e passageiros inocentes tiverem graves consequências. Não tá longe de acontecer. Aguardem!!!

  2. Via Calamidade nunca decepciona, toda semana uma trapalhada, imagina quando estiver tomado todas linhas para si…

  3. Segunda vez que um pantógrafo é destruído por explosão, certamente por falta de manutenção, como que o governador tem a cara de pau de dizer que pensa no melhor da população quando o lixo da empresa bota os passageiros em risco com falhas graves mas bases de uma ferrovia, é pantografo sem manutenção, AMVs sem manutenção, ar condicionados sem manutenção, falta de limpeza, falta de energia

  4. Se o público não está satisfeito com o serviço, que procure o concorrente. Opa, não tem.

    Do que adianta privatizar se não se fiscaliza e não se exige uma qualidade mínima do serviço? Privatizam a fiscalização também?

    1. Nada como maximizar o lucro reduzindo as manutenções. Nada de fiscalização, nada de punição e assim a população que se vire nas mãos da Via Calamidade. Logo chega no mesmo nível da Supervia no RJ

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