Nesta segunda-feira (15) um trem da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, foi avariado após o pantógrafo de um dos vagões da Série 7000 ter sido seriamente danificado. Segundo relatos, a rede aérea também foi danificada.
A composição do prefixo Q108 acabou por sofrer danos na estação de Presidente Altino. O pantógrafo é o instrumento do trem que é responsável por captar energia da rede aérea para os trens.
Geralmente este tipo de equipamento possui uma barra de grafite que, além de promover o melhor deslizamento entre junto ao fio de contato, também é um bom condutor elétrico, facilitando a transmissão de energia.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Relatos nas redes sociais indicam que o pantógrafo teria explodido, danificando a rede aérea. Nas imagens é possível ver o equipamento danificado, porém, sem danos visíveis à rede aérea.
Em nota enviada ao site, a ViaMobilidade afirmou o seguinte:
“Desde as 11h37, os trens da Linha 9-Esmeralda circulam com maiores intervalos e tempo de parada entre as estações Osasco e Villa-Lobos/Jaguaré, devido à falha no sistema elétrico na região de Presidente Altino. Os passageiros estão sendo orientados por avisos sonoros nos trens e nas estações.”
Equipamento destruido??? Ou falta de manutenção preventiva??? Não tem uma semana que essa via mobilidade não dá algum prejuizo a população que usa esse transporte…
Falta de manutenção, a ViaMobilidade tem um problema de sério de manutenção em relação aos 7000s, não sei o que acontece com a ViaMobilidade para eles serem tão incompetentes com os 7000s.
Tem caso que nem os 8500 escapam. Peguei um no natal que deu falha no Grajaú e teve que reiniciar. Ficou em velocidade reduzida de lá até a Vila Olímpia, ferrando todo o fluxo contrário, que ainda estava regular até o Santo Amaro.
Meu caro João Pedro, eu já estava esperando a manchete “Funcionários contrário a privatização SABOTAM via mobilidade”. As autoridades só vão entender a m… que fizeram, quando ocorrer um grave acidente e passageiros inocentes tiverem graves consequências. Não tá longe de acontecer. Aguardem!!!
Aguardando a desculpa da vez da Via Mobilidade
Claramente foi uma sabotagem ou o trem já estava danificado quando a CPTM fez o repasse.
Sabotagem. Algum funcionário invisível da CPTM subiu ali e implantou bombas nucleares no pantógrafo
Via Calamidade nunca decepciona, toda semana uma trapalhada, imagina quando estiver tomado todas linhas para si…
Via Imobilidade disputando com a Enel como a pior empresa de São Paulo…Via na frente ..péssimo serviço..
Segunda vez que um pantógrafo é destruído por explosão, certamente por falta de manutenção, como que o governador tem a cara de pau de dizer que pensa no melhor da população quando o lixo da empresa bota os passageiros em risco com falhas graves mas bases de uma ferrovia, é pantografo sem manutenção, AMVs sem manutenção, ar condicionados sem manutenção, falta de limpeza, falta de energia
Se o público não está satisfeito com o serviço, que procure o concorrente. Opa, não tem.
Do que adianta privatizar se não se fiscaliza e não se exige uma qualidade mínima do serviço? Privatizam a fiscalização também?
Nada como maximizar o lucro reduzindo as manutenções. Nada de fiscalização, nada de punição e assim a população que se vire nas mãos da Via Calamidade. Logo chega no mesmo nível da Supervia no RJ