Trem de Alta Velocidade: como está o progresso do ‘trem-bala’ entre Rio e São Paulo

Empresa privada responsável pelo projeto já definiu a “Estação Rio de Janeiro” e abriu o processo de licenciamento ambiental junto ao governo federal. Projeto básico deverá ser finalizado nos próximos três anos
Trem de alta velocidade avança em processos ambientais (N509FZ)
Trem de alta velocidade avança em processos ambientais (N509FZ)

O TAV (Trem de Alta Velocidade) é um dos projetos ferroviários mais ambiciosos da história do Brasil. E a ligação expressa entre Rio de Janeiro e São Paulo teve avanços.

As informações foram fornecidas por Bernardo Figueiredo, CEO da empresa TAV Brasil, no Seminário LIDE Transportes e Mobilidade que contou com a participação de líderes e gestores do setor.

O traçado de 378 km

Dentre as principais atualizações está o avanço para obtenção das licenças ambientais. A TAV Brasil já deu entrada no processo junto ao IBAMA, que deverá fazer a análise da documentação

O processo de licenciamento ambiental é semelhante àquele aplicado na construção de novas linhas em São Paulo que precisam apresentar um EIA/RIMA. O nível do projeto requer que a avaliação seja realizada pelo governo federal.

Licenciamento ambiental aberto (Gov.br)
Licenciamento ambiental aberto (Gov.br)

Outra informação importante é o avanço com o processo de DUP (Declaração de Utilidade Pública) das áreas utilizadas pelo trem de alta velocidade. O foco está sendo feito nos principais pontos do traçado.

A “Estação Rio de Janeiro” do TAV já foi definida, segundo fala de Figueiredo. A TAV Brasil já discutiu as tratativas com a prefeitura da capital fluminense, mas ainda não revelou qual o local escolhido para a estação. A estação Barão de Mauá (Leopoldina) é a mais cotada para o novo trem expresso.

Estação Barão de Mauá
Estação Barão de Mauá

Em São Paulo as discussões para a estação de alta velocidade estão em tratativas com a prefeitura local. O estágio das conversas é avançado.

Uma das propostas para São Paulo é a utilização da faixa de domínio do Rodoanel Norte que outrora deveria ser utilizada pelo projeto do ferroanel. A discussão deverá ser remetida ao governo estadual.

TAV pode usar faixa do antigo ferroanel norte (GESP)
TAV pode usar faixa do antigo ferroanel norte (GESP)

Ao mesmo tempo, a TAV está amarrando parcerias com construtoras, operadoras e fornecedores de equipamentos. O principal objetivo é chegar até o ano de 2027 com a Licença Prévia obtida e com os projetos básicos definidos.

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A ligação expressa Rio-São Paulo é um dos maiores projetos sustentáveis do mundo e tem potencial de transformar a mobilidade entre as duas capitais mais proeminentes do país.

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26 comments
  1. Podem me chamar de ingênuo ou coisa assim, mas acho que dessa vez sai em. E digo mais, é só a primeira linha de várias ligando todas as capitais. Amém!

    1. Estação final em Perus, longe de tudo?

      E os trens regionais locais para atender as cidades menores e ser alimentador do TAV?

      Esse projeto é uma piada pronta.

  2. Se sair vai ser a primeira linha realmente privada no país, não as concessões que vivem chamando de linhas privadas.

    1. A grande maioria das linhas ferreas de SP foram contruídas pela iniciativa privada no início do século passado

      1. Esta asneira foi proferida em entrevista pelo Tarcísio liberal contra as ferrovias estatais. As ferrovias entraram em declínio porque não tinham o que transportar. Depois de 1930, a cultura do café em São Paulo teve de ser diminuída, para evitar outras super safras, pois o governo federal já não estava disposto a comprar os excedentes, queima-los ou joga-los no mar, como se fez no primeiro governo de Getúlio Vargas, para recuperar as cotações e salvar os cafeicultores paulistas da falência.
        Infelizmente por conta de ter um entrevistador que além de não dominar o assunto, que não sabia que o custo de construção de rodovias é mais barato que ferrovia e nem trouxe um convidado para contestação e apresentar um contraponto e sabia muito menos que ele, ficou à vontade para proferir este monte de falácias e tentar justificar concessões.

  3. E o Ferroanel Norte, já era??? Isso tá errado!
    Se a proposta desse projeto-TAV é que seja “totalmente privado”, então que não surrupie o espaço pertencente à importantes projetos já definidos e aguardando sair do papel.
    Em um projeto coerente, o acesso de um eventual futuro TAV à São Paulo deve ser feito em túnel até a região Central da cidade. Ah, mas aí custaria mais caro… Sim, custaria mais caro, porque um TAV bem projetado e bem construído custa caro mesmo, em qualquer lugar do mundo!
    Ou será que a estação paulistana ainda continua projetada lá na periferia noroeste da cidade??? Só se isso for piada…

    1. Ferroanel norte e Emplasa que fez todos os seus licenciamentos e estudos infelizmente hoje estão a 7 palmos abaixo da terra. O projeto do TAV pode até ser bom, mas não poderia prejudicar outros projetos.

      1. O Ferroanel Norte poderia ser feito margeando a Rodovia Dom Pedro I pegando o traçado da antiga ferrovia Bragantina que foi desativada nos anos 60 e nesse caso interligaria Jacareí na Variante do Parateí da Linha Rio – São Paulo com Campinas liberando os cargueiros da Linha 7 e liberando espaço para o TIM e o TIC entre São Paulo e Campinas que será construído.

    1. Sim, na região de Pirituba. Vai cruzar a cidade inteira de leste a oeste para desembarcar os passageiros numa região de não tanto interesse.

  4. Pô tá de sacanagem, Santa Cruz?
    O trajeto que eu desenhei é bem melhor que esse aí indo da Central do Rio até o Tietê e com 12 PARADAS entre eles, passando por vários bairros/municípios populosos.
    Só que seria um trajeto elevado(pelo menos acima dos postes rodoviários, aí tem que ver), mas muito mais rápido (com MagLev), fazendo 412km em uma média de 1h56min(~212km/h), podendo diminuir pra até 1h30min(~276km/h), contanto até 1 min por parada e gastando praticamente nada com terreno/desapropriação.
    Não só esse mas como sou muito atoa fiz também 10 linhas no Grande Rio e tô fazendo outros trajetos pelo Brasil, quem quiser o kml(fiz no Google Earth) só chamar no wpp +5521975741743
    Aprecio a ajuda de um urbanista/engenheiro

  5. A gente torce para acontecer, mas fazer uma estação em Pirituba é osso. Você vai levar 4h do Rio até SP e depois mais 1h fazendo diversas baldeações na terra da garoa. Seria muito mais coerente terminar em Eng. Goulart, Tatuapé ou alguma estação chave da zona leste.

    1. Eng.Goulart é fria tb….mesma coisa de Perus, mas é a quebrada da zona leste, longe pra kct

      Tem que ser no centro, Brás, Luz, Tamanduatei, até Tatuapé serve pq tem integração com 3 linhas.

      Isso ai é mais um projeto a toque de caixa, prefiro que não saia, pq ninguém vai querer fazer uma viagem longa de trem de SP a Rio e depois ter que pegar trem da CPTM para mais 1 hora até o centro e mais metrô….

  6. A Estacao em São Paulo está muito mal posicionada. Desse jeito, tem tudo pra dar errado.

    Tendo integraçao com L7 e possivelmente com a L6 nao deve ser suficiente para viabilizar o projeto.

    1. A estação paulistana em Pirituba/Perus, assim como as estações no Vale do Paraiba que ficam fora das cidades, só podem indicar una coisa: Especulação imobiliária, no modo mais predatório que existe, erguendo cidadelas pra ricos e sugando toda a atividade econômica pra lá, e abandonando as cidades e sub-regiões atuais na decadência – sob o bonito rótulo de “desenvolvimento imobiliário”. Esse é o grande flagelo de se delegar absolutamente tudo ao capital privado, inclusive as decisões-chave.
      Todo grande projeto de infraestrutura deve vir acompanhado de um planejamento urbano mininanente sério, sob a responsabilidade do poder público, nem que a burocracia atrase as coisas e sobrem equívocos pra se corrigir mais adiante. Porém nunca, e jamais, delegar todas as decisões aos interesses do capital privado.
      As nossas cidades e sub-regioes têm problemas a resolver? Vamos então enfrentá-los, e não descartar as cidades já existentes!
      Aliás a mudança da estação carioca do extremo oeste para o Centro do Rio foi mesmo por bom senso? Ou seria porque o mercado imobiliário do extremo oeste do Rio encontra-se subjugado a certos poderes “extra-oficiais” que intimidam quem chegue perto?

    1. Na realidade existem três longos trechos de serra entre São Paulo e Rio de Janeiro:
      O primeiro entre Aruja e Jacarei – aparentenente os morros dali não são altos, mas fazer uma ferrovia passando por lá é bem mais complexo do que parece à primeira vista.
      O segundo trecho fica entre Cacheira Paulista e Queluz, já chegando na divisa com o estado do Rio. O rio Paraiba corre ao lado, porém em um vale profundo e com muitas curvas fechadas.
      E o terceiro trecho é entre Barra Mansa e… a Serra das Araras, que é o “degrau” maior e mais visível porém não o único que requer grandes obras de engenharia.

  7. Na Serra das Araras entre Rio de Janeiro e São Paulo as Obras de Arte Especiais podem serem feitas com métodos construtivos modernos que minimizem os impactos ambientais e com medidas compensatórias não muito onerosas, pois se isso fosse um impeditivo, nem fariam a Estrada de Ferro Central do Brasil, mesmo numa época em que não havia normas ambientais mais severas! O importante é deixar avançarem o projeto e obras e não dar ouvidos aos eco chatos que são as forças do atraso!

  8. Todos estão falando da estação em Pirituba, mas isso já não havia sido descartado? Não era pra nova estação ser na Água Branca? O que pra mim seria ótimo, uma estação da Lapa, conexão com a futura linha 20 e futura conexão com a linha 8, uma estação da Barra Funda, conexão com a linha 3, futuramente linha 11, duas estações da Luz também, linha 1, expresso aeroporto, sem contar a propria estacao água branca, conexão com a linha 6 e possivelmente com a linha 9… mesmo eu morando próximo a Perus e Pirituba, acho o TAV na Água Branca muito melhor!

    1. Sim. Qualquer localidade entre a Água Branca e o Bras, diretamente integrada com o Metrô e a CPTM, é o ideal e o correto.
      Porém o fato de cogitarem surrupiar a faixa que já está reservada ao Ferroanel Norte, pra acessar(?) São Paulo, acendeu o alerta.

  9. Muito bom! O TAV será importante para o desenvolvimento regional, e também pra geração de emprego e renda em todo o trajeto Rio-Sao Paulo.

  10. Esse projeto me cheira a um golpe financeiro ou algum interesse oculto, nunca que um projeto desses que custaria sei lá quase 100bi sai do papel nas mãos do privado.

  11. Enquanto nos EUA a empresa americana de trens de passageiros Brightline prevê a construção de uma ferrovia no país, agora ligando Las Vegas, no estado de Nevada, a Los Angeles, no sul da Califórnia. Atualmente a companhia é mais conhecida por operar uma linha de trens regionais que conecta Miami a Orlando, ambas na Flórida.
    A nova ferrovia, que será denominada de Brightline West, irá operar em Linha Dupla com trens de alta velocidade, que atingem até 320 km/h. A expectativa é que a viagem leve 2 horas para cumprir o trajeto de 350km, um pouco menor que Rio São Paulo.

    Lá nos EUA não tem isso, pois isso é empresa privada que está fazendo a linha e os Estados Unidos não abandonou toda a experiência adquirida nas linhas ferroviárias ao contrário do aplicado no Brasil, canteiros centrais das rodovias serão utilizados preferencialmente, pois possuem raios de curvaturas longos próprios em trajeto de 350km com mínimas interferências, em relação aos cruzamentos e túneis, enquanto aqui licitaram trecho com~25% menor pois o maior obstáculo para implantar TIC Trens Intercidades de passageiros pendulares regionais em São Paulo é a implantação deles em linhas adequadas sem interferências com cargueiros e Trens Metropolitanos que possuem altas demandas e beneficiam usuários diários múltiplas vezes maior.
    Aqui foi criada uma grande expectativa, e no final uma grande decepção!

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