Um grave acidente com um trem de carga da MRS Logística ocorreu no início da madrugada do sábado (3) próximo à estação Carrão do Metrô. A composição, que transportava bobinas de aço, descarrilou, destruindo os trilhos e bloqueando a passagem de trens das linhas 11-Coral e 12-Safira, da CPTM.
Em nota, a companhia informou as quatro vias (duas da Linha 12 e duas da Linha 11) foram atingidas, o que fará com que os dois ramais operem parcialmente neste sábado. Os trens da Linha 11-Coral irão circular em dois loops, um entre Tatuapé e Luz e outro entre Estudantes e Itaquera. Já os trens da Linha 12-Safira operarão em dois trechos separados, um entre Brás e Tatuapé e outro entre Eng. Goulart e Calmon Viana.
O serviço PAESE leva os passageiros entre Itaquera e Tatuapé na Linha 11 e Engenheiro Goulart e Tatuapé na Linha 12. Já o Serviço Expresso da Linha 13-Jade foi suspenso.
Veja íntegra da nota da empresa.
“Na madrugada deste sábado (03/12), por volta de 01h20, uma locomotiva da MRS Logística descarrilou próxima à estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira, atingindo as quatro vias do trecho. Segundo informações da empresa, não há registro de feridos.
Para atuação da empresa, na Linha 11-Coral, os trens circulam em dois loops: entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e Tatuapé e Luz, ficando interditado o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Já na Linha 12-Safira, os trens circulam em dois loops: entre Calmon Viana e Engenheiro Goulart e Tatuapé e Brás, ficando interditado o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé. O Expresso Aeroporto ficará suspenso durante a atuação das equipes.
Para auxiliar na circulação dos passageiros, foi acionado o Sistema Paese nos trechos interditados.”
Trem de carga é fogo. Tem que destravar logo os projetos de segregação.
E isso mudaria algo para o trem metropolitano?
Em 2020 a CPTM possuía apenas 9 funcionários de manutenção por km de linha.
A Cia. do Metropolitano possuía 31 funcionários de manutenção por km de linha.
Os trens de manutenção da CPTM dependem de 5 locomotivas diesel de primeira geração, com mais de 70 anos de funcionamento, falhas constantes e falta de peças de reposição. Sem locomotivas de manobra confiáveis, o tempo de manutenção é menor, por isso que a CPTM não consegue ter manutenção de madrugada e/ou fora do horário comercial.
O dinheiro que deveria ser investido na manutenção da CPTM irá para bancar a gratuidade dos passageiros de 60 a 64 anos. “Belo negócio”.
“O dinheiro que deveria ser investido na manutenção da CPTM irá para bancar a gratuidade dos passageiros de 60 a 64 anos. “Belo negócio”.”
Se nao sabe, a gratuidade nem comecou ainda, entao nao culpe a gratuidade dos idosos pelos problemas existentes. Culpe o governo pela sua politica de deixar migalhas para os trens desde a decada de 60.
A gratuidade feita sem previsão orçamentária será mais um desastre para a CPTM.
E migalhas? Vejamos:
Entre 1973 e 1992 o governo paulista investiu mais de US$ 500 milhões na recuperação do trem metropolitano da Fepasa.
Entre 1998 e 2017 o governo paulista investiu R$ 16 bilhões na modernização da malha da CPTM.
Falta dinheiro ou falta capacidade para gerir esse dinheiro? A CPTM é uma empresa obsoleta, mal gerida e com funcionários desmotivados. Um poço sem fundo de recursos. Mesmo com R$ 16 bilhões investidos, não conseguiram manter um padrão mínimo de manutenção sem afetar a operação comercial (aos fins de semana e em horas de vale).
Ou a estatal muda e se moderniza e aplica melhor seus recursos ou vai acabar igual a Fepasa.
O cara pesquisou no Google valores e se passou por entendido para falar besteira. Por que entre não diz que o governo prioriza a CCR nos recursos e o que sobra fica para Metrô e CPTM dividirem?
Culpa a gratuidade dia idosos pela falta de recursos na manutenção?
🤦🏼♂️
“E isso mudaria algo para o trem metropolitano?”
Não ter interferência em todas as viagens pra passagem desses trens, talvez?
Felizmente não houve feridos, mas é um alerta que já passou da hora de sair o tal do ferroanel Norte que nem se é mais discutido.
Cade o pessoal pra falar que foi a CCR rsssss ,brinks
Oi? Claramente é culpa da CPTM, privatiza logo.
Claro, a MRS é um braço estatal da CPTM
Relaxa, que da próxima eu boto um “SARCASMO” bem grande no comentário…