Trem do Aeroporto de Guarulhos, People Mover pode ficar pronto até junho?

Consórcio AeroGRU, responsável pela implantação do sistema, está na reta final de execução de obras civis brutas, mas ainda falta concluir a instalação de sistemas, acabamento e testes do Aeromovel que ligará os três terminais à Linha 13-Jade
Um dos três veículos do People Mover de Guarulhos (HTB)

O People Mover do Aeroporto de Guarulhos, um sistema automatizado de transporte sobre trilhos que ligará os três terminais à Linha 13-Jade da CPTM, foi assunto na mídia nos últimos dias.

Desde que um post da Aerom, empresa que desenvolveu o Aeromovel, afirmou que o trabalho de içamento de vigas havia sido concluído na semana passada, vários artigos se sucederam, incluindo alguns que destacaram um possível atraso na inauguração do sistema.

A página da Aerom na internet, contudo, cita o ano de 2024 como de abertura da linha de 2,6 km já que o site da AeroGRU, consórcio responsável pela implantação, está fora do ar.

Os relatos mais recentes apontam para uma inauguração em junho em vez de março, um prazo mais condizente com o atual estágio da obra.

Para isso, contudo, a atual celeridade do consórcio será colocada à prova, isso porque sistemas sobre trilhos exigem testes e homologações para garantir a segurança da operação com passageiros.

Atualmente, a AeroGRU está finalizando a concretagem de vigas no chamado by-pass, onde existirão vias duplas, necessárias para que os dois veículos operacionais possam se cruzar em ambos os sentidos.

Há também vários trabalhos a serem feitos nas quatro estações, na área de manutenção e estacionamento além de outros edifícios auxiliares como a casa de máquinas, por exemplo.

Vias recebendo guarda corpos (Aerom)

Além disso, os três veículos fabricados pela Marcopolo deverão ser montados no local e receberem sistemas diversos sem falar num período em que provavelmente eles circularão vazios e com pesos simulando pessoas.

As estações também terão portas de plataforma e outros equipamentos de segurança, como visto no People Mover do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A AeroGRU também deve finalizar um centro de controle operacional para gerenciar a operação.

Portas de plataforma

Como se vê, é um trabalho enorme e complexo, muito diferente de concretar pistas e montar pontos de parada como em corredores de ônibus como os chamados “BRT”.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Cinco meses serão suficientes? Talvez sim, mas não será surpresa se o People Mover estrear no segundo semestre. Ainda assim, um feito para um projeto desse tipo.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. so paulo vai ficar de novembro de 2022 a
    novembro de 2026 sem inaugura nada de
    metro, a nao ser esta extensao ka de guarulhos acho marco 2025 isso aí
    infelizmento o resto é orojeto projeto
    posso fazer um de sao oaulo até a ci
    dade do mexico um metro de 3.500km
    No mundo rico linha de metro sao construidas em dois anos e meio
    fora um linha de metro na turquia 16km em
    6 meses pesquise na internet e confirme

    1. Além de não ter atenção suficiente pra digitar um comentário desses ainda não tem informação nenhuma correta, metrô convencional leva 3 anos pra ser construído, isso o tempo mínimo, na prática esse prazo não é possível de ser atingido já que toda estação precisa com que o tatuzão passe por ela antes de finalizar a construção, se a linha tiver mais do que 3km esses 3 anos nunca serão possíveis de cumprir, já outros modais como monotrilho levam 2 anos na melhor da hipóteses, e esse aeromóvel está chegando a marca de 2 anos de obra agora, se não sair no primeiro semestre não será nenhum grande atraso vomo você quer dizer que terá.

Comments are closed.

Previous Post
Trem da Série 2070 na estação Brás (Jean Carlos)

CPTM decide suspender serviço PAESE entre Brás e Tatuapé a partir do dia 15 devido à baixa demanda

Next Post
Trem do Metrô pega fogo em 12 de janeiro

Vídeo: Trem do Metrô do Distrito Federal teve incêndio em um dos vagões nesta sexta, 12

Related Posts