A tecnologia ferroviária está em constante evolução na China. Na manutenção ferroviária não é diferente. Em um trecho de carga uma composição de inspeção alia diversas tecnologias de detecção com inteligência artificial (IA).
O trem de manutenção é composto por diversos carros equipados com pelo menos dez tecnologias diferentes utilizadas para a detecção de defeitos tanto na via permanente como na rede aérea.
A unidade especial também possui sistema do tipo LiDAR capaz de reproduzir com precisão o ambiente externo em três dimensões através de uma nuvem de pontos.
O trem atua também como um laboratório móvel onde os técnicos responsáveis pela manutenção têm acesso aos dados da inspeção praticamente em tempo real mapeando o trecho em diversos aspectos.
Esta composição de manutenção atua na linha Shouzhou-Huanguhua que possui 489 km de extensão e transporta principalmente minério de carvão.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O equipamento de manutenção de ponta foi capaz de gerar uma economia significativa para a ferrovia estimada em US$ 4,3 milhões (R$ 23,6 milhões) em apenas um ano.