Enquanto o Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas) vai a leilão nesta quinta-feira, 29, marcando a volta dos trens regionais à São Paulo, o governo do estado já se debruça nos demais ramais planejados.
O mais próximo de ter o projeto lançado é o TIC Eixo Oeste, entre a capital paulista e Sorocaba.
Na entrevista concedida à Folha de São Paulo, Rafael Benini, que é o responsável pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, afirmou que o trem deve ter a audiência pública lançada no começo de 2025.
O projeto já conta com um estudo encomendado junto ao IFC (International Finance Corporation), ligado ao Banco Mundial, e que vai determinar qual é a proposta de melhor custo-benefício.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Trem Intercidades para Soracaba, no entanto, esbarra em novos problemas, o primeiro deles é que a gestão Doria concedeu a Linha 8-Diamante à ViaMobilidade, ocupando as vias por onde poderiam circular os trens regionais.
Diferentemente do TIC para Campinas, cuja vencedora também operará a Linha 7-Rubi, o futuro concessionário do trem para Sorocaba terá de manter o serviço paralelo ao trem metropolitano.
Segundo Benini, não haveria grandes problemas para chegar com o trem regional até a estação Presidente Altino, na divisa de Osasco com São Paulo. O ponto é que o governo Tarcísio de Freitas quer que o TIC tenha uma conexão com uma linha de metrô.
As opções, segundo o secretário, são inúmeras, entre elas um terminal e Água Branca, que era a estação original para os trens regionais no projeto da CPTM.
Mas Benini citou outra possibilidade: levar o TIC Eixo Oeste até Pinheiros, onde haveria uma ligação com a Linha 4-Amarela.
Local de estação
“Consigo chegar a Pinheiros? Consigo. É mais barato? É, mas vou ter de chegar pela outra margem do rio, não pela Linha 9“, disse o secretário à Folha.
Seriam quase 7 km de vias entre o trecho onde há trilhos perto de Presidente Altino e a altura da estação Pinheiros.
A margem oposta do rio tem de fato espaço até as faixas da via expressa, mas não está claro como construir uma estação funcional capaz de acomodar os trens e as áreas de ligação com a malha metroferroviária.
Uma hipótese seria que ela fosse subterrânea, sob a Marginal Pinheiros no sentido sul. Ou então em área elevada como uma ponte. Nesse caso, a distância até o Metrô e a Linha 9-Esmeralda seria menor.
A gestão atual espera ainda licitar o projeto até 2026, mas o tempo parece curto para avançar com todos os estudos.
Excelente o planejamento das malhas do TIC onde as próprias linhas não se conectam. Impossível ir de Santos a Sorocaba, por exemplo.
Que decisão grotesca levar até Pinheiros, uma estação extremamente saturada, com muitos lances de escadas e indisponibilidade de um elevador mais eficiente. Totalmente inviável para pessoas que chegarem em horário de pico e com malas.
Esses projetos dos TICs estão sendo totalmente mutilados com projetos incertos, contra os projetos mais aperfeiçoados feitos pela CPTM.
O projeto para Pinheiros é da própria CPTM.
”ocupando as vias por onde poderiam circular os trens regionais”
Linha 8 ”ocupando vias”??
Quem ocuparia a via seria o TIC no meio do caminho de um trem metropolitano, principalmente nos horários de pico, isso sim. Deveriam era construir isso aí beirando a Castelo Branco, como foi apresentado em outro projeto. Quero ver como vão fazer para manter um trem metropolitano com intervalos curtos e um outro passando no meio de 15 em 15 minutos. Isso é totalmente ilógico
Este governo está com muito blá blá blá, já até sei onde tudo isto vai parar, em um grande encontro de NADA!
Do jeito que são esses projetos-TIC, a melhor opção pra se ir à Campinas e à Sorocaba continuará sendo mesmo a Viação Cometa…
Caramba! Cada semana o governo aparece com uma nova mudança nos projetos. Tá virando uma colcha de retalhos.
Uma dúvida: se eu não me engano, na concessão das linhas 8 e 9 não havia cláusula de que a operadora que ganhasse a licitação seria responsável por operar o TIC Sorocaba no futuro se o governo decidisse por fazer a linha?
Essa cláusula foi retirada da concessão? Se eu não estiver errado a concessão não foi feita com ela?
Em caso a concessão foi feita com ela, qual a razão de se fazer uma licitação para o TIC Sorocaba, já que é a própria Via Mobilidade que irá administrar?
Muito obrigado.
Uma verdadeira lambança que estão fazendo. Um exemplo é o trecho Leste. SP-SJC.
Até hoje não definiram se irá passar por Mogi das Cruzes ou não. E em tese, esse ramal Leste é o mais fácil e barato de se fazer.
Que projeto grotesco, a Estação Júlio Prestes subutilizada ao lado da Estação Luz com 5 linhas. E mais, os trens intercidades têm que conectarem entre si.
Estes governantes tem relançados TIC para inúmeras localidades, de forma simultânea para sorrateiramente desfocar o debate sobre as reais e mínimas condições técnicas, desde o lançamento foi alertado sobre as gravíssimas inconsistências do projeto, se for para fazer igual aconteceu com o fracasso do TIC para Campinas, é melhor declinar!
A inclusão do serviço de trens de passageiros intercidades entre a capital e Sorocaba no pacote de concessão do TIC até Sorocaba deveria estar atrelado na concessão da ViaMobilidade, mas malandramente e sorrateiramente foi retirado, e agora novamente temos esta falácia governamental dos trens para Sorocaba, que foram omitidos e não constam do contrato de concessão, mas o grupo de Tarcísio insiste em querer iludir os incautos
Muita conversa,muito projeto e o povo já descrente de tanto vai não vai …