Trem Intercidades emperra com entraves entre governo federal e MRS

Concessionária de carga ainda depende de acerto de convênio para realizar obras de modernização e segregação de vias
Trem regional (Wikimedia)

O Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas (TIC Eixo Norte) não tem mais prazo para ter seu edital publicado. Segundo respondeu o governo do estado ao site A Cidade On, a licitação só deverá ser lançada após a resolução de entraves no convênio entre a concessionária de carga MRS Logística e o governo federal.

A gestão estadual não esclareceu quais são os pontos pendentes enquanto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não quis comentar. Já a MRS citou o acerto de um convênio com a CPTM e que as tratativas estariam “evoluindo”.

A MRS será responsável pelas obras de segregação das vias entre a região de Jundiaí e o centro de São Paulo, o que permitirá que seja possível operar serviços expressos, paradores e a Linha 7, além dos trens de carga, de forma simultânea.

Para isso, a concessionária de carga acertou a extensão do seu contrato com o governo federal mediante investimentos de modernização e ampliação da malha ferroviária.

O ex-governador João Doria, que deixou o cargo na semana passada para concorrer à Presidência da República em outubro, chegou a prometer a publicação do edital em março. Recentemente, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, previu que a licitação seria lançada neste mês.

O projeto está sendo revisto após a realização de consulta e audiência pública. Entre as mudanças estão a ampliação do prazo de concessão de 30 para 35 anos e o aumento do investimento para R$ 10,2 bilhões.

O cronograma divulgado pelo governo

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13 comments
  1. Já era é bom nem si iludir mais com esse projeto fracassado, coisa inventada pra enganar trouxa e dar mais 4 anos pro PSDB continuar privatizando que é só o que sabem fazer, ainda bem que a nossa querida linha 7 Rubi vai continuar como está, e chega de tucanicies e de bolsadoria que continuar insistindo nesse PSDB é dar tiro no pé.

    1. Parece que você têm dificuldade com interpretação de texto.A pendência é entre o governo federal e a MRS .

      Não tenho procuração pra defender o governo estadual mas procure ser minimamente inteligente antes de sair falando chavões sem sentido…

      1. Eu entendi perfeitamente meu chapa, si depender de política não vai ter, continue sonhando no dia que o mundo acabar vai sair 🤣🤣🤣

        1. Perfeito Valmir, não vamos mesmo se iludir com essas promessas mentirosas, sempre a mesma coisa, chegando as eleições vem as promessas mentirosas néh

      2. Desde o começo do mandato Dória fica tentando tapear os eleitores.Como ele poderia promoter a licitação se ainda existiam esses entraves? E esse negócio de ficar brincando de trenzinho no Palácio vem desde o Serra.
        Aposto que esses projetos foram esboçados por empresas de projetos que não trabalham de graça..

        1. Pode ser uma possibilidade, dele ter contado que isso seria facilmente resolvido entre o Gov. Federal em Brasília e a referida organização.
          Caso venha mencionar isso ao público em geral seria mais achincalhado pelos Bolsonaristas, onde possuem dificuldades de compreensão.

  2. Tava na cara que era só mais uma promessa vazia, graças a Deus que o “jestor” caiu fora, tomara que nunca mais volte, e tomara também que aquele partidinho mequetrefe também saia para todo o sempre, já deu né…

  3. Seria viável (a longo prazo) implantar esta linha para o serviço expresso acompanhando a rodovia dos bandeirantes?
    Afinal se trata de um trecho mais reto, menos íngreme e exigiria poucas desapropriações.

    Possibilitaria a construção de uma linha moderna segregada com bitola padrão de 1435 e eletrificação de 15 KV em corrente alternada.
    Isto daria aos trens uma velocidade comercial competitiva aos ônibus e automóveis.
    Enquanto (a médio prazo) o trecho Francisco Morato-Campinas ficaria apenas com trens metropolitanos.

    Em relação a minha idéia de traçado da linha do trem regional vejam no google maps:

    A linha poderia seguir a rodovia dos bandeirantes até o trevo com a rodovia Santos Dumont, de lá percorreria (em elevado) ao lado da rodovia Santos Dumont, Avenidas Prestes Maia e João Jorge que terminará bem nos trilhos da antiga Cia Paulista já alguns metros da estação de Campinas.
    Este traçado também possibilitaria a ligação direta entre São Paulo e o Aeroporto de Viracopos, já que o entroncamento entre as rodovias Bandeirantes e Santos Dumont fica próximo do aeroporto.

    Provavelmente a única parte mais complicada seria a ligação entre o começo da rodovia dos bandeirantes e o traçado da linha da CPTM em São Paulo, que exigiria uma ligação subterrânea.

    1. Diego: Algumas considerações;
      1ª A ideia de utilização do canteiro central de rodovias como a Bandeirantes, Imigrantes, Trabalhadores para ferrovia já estava prevista no seu projeto de concepção, porém devemos lembrar que são concessões em que não se previu no contrato a exemplo que aconteceu com a GRU Airport da sua utilização, portanto a dificuldade em se eliminar aquele transbordo inútil e inconveniente.

      É economicamente inviável pois não existe demanda suficiente se pensar em trens de passageiros intercidades que não sejam compartilhados, seja para Americana, Sorocaba, São José dos Campos, Santos, lembrando que as não estão preparadas as estações entre Tamanduateí e Lapa para receber estes trens.

      2ª O atual sistema funicular (Serra velha) possui um traçado obsoleto com túneis curtos curvas fechadas e vãos enormes, e que teve sua estrutura metálica totalmente desabada recentemente, (É o mesmo caso de se comparar o trecho de descida da via Anchieta com a Nova Imigrantes), portanto é economicamente irrecuperável, neste caso uma nova ligação rodo ferroviária Parelheiros Itanhaém é um sistema e traçado bem mais modernos sem o uso do sistema funicular ou de cremalheiras.

      Mundialmente, e não só no Brasil em uma ferrovia o que possui maior rentabilidade e apresenta superávit é o serviço de cargas e não o de passageiros de média distância que são deficitários, no caso o trecho do planalto paulista até a baixada sendo uma concessão, existe um grande interesse da MRS em se construir uma linha com cremalheira paralela a existente.

      Vale lembrar que existem carros de passageiros e locomotivas disponíveis restaurados em ótimo estado para este fim, o que economiza e agiliza a implantação, restando “apenas” se disponibilizar as linhas sendo que algumas possuem traçados obsoletos.
      Entre os modelos de trem intercidades propostos para o Brasil estão os semelhantes aos que nossos vizinhos Sul Americanos que tem como base a estatal AMTRAK-EUA, que tem como base cargas e passageiros como do;

      ViaTrolebus – 09/mai/2019 Chile recebe propostas para construir trem intercidades entre Santiago e Valparaiso.

      ViaTrolebus – 25/set/2019 Peru faz PPP para construir ferrovia de tráfego misto, ou seja, trens cargueiros e de passageiros com 324km e trem a 200km/h.

      ViaTrolebus – 25/mar/2020 Argentina já planejou e chegou a assinar contrato para uma linha de trens de passageiros ~200km/h.

      ViaTrolebus – 30/abr/2020 Chile aprova plano bilionário com novas rotas de trem metropolitano e intercidades entre Santiago e Melipilla.

  4. Eu sempre comento que vai sair por volta do ano 2300. Antes disso nem tente ter esperanças, você só vai se frustrar.

    1. Isso é um simples caso do quanto a burocracia tanto da máquina pública, quanto do setor de cargas podem destruir a logística de uma cidade. O básico que é a boa vontade em fazer ninguém parece ter. Existem duas perguntas pra isso, o que falta? E quanto falta? Funcione com o básico, mas funcione, não fale de trem bala, nem de trem elétrico se não sabe operar com disel.

  5. Essa modal de transporte é o ideal para unir Cps – Sampa. Incrível como o governo federal, estado e particulares, obstruem esse que é de longe a melhor solução de desenvolvimento e qualidade de vida para uma sociedade.
    Basta os entreguistas e traidores do governo JK, que sucatearam as ferrovias, inclusive essa desse trecho Cps – Sampa.

    Independente do modelo de gestão, temos que lutar pelo restabelecimento dessa ferrovia Cps – Sampa!

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