A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) atualizou os prazos para os projetos dos Trens Intercidades (TIC) São Paulo-Santos e São Paulo-São José dos Campos. A proposta é de que os projetos tenham contratos assinados nos próximos dois anos.
Os TICs são projetos ferroviários de média distância ligando São Paulo até as quatro cidades que compõem a macrometrópole. O eixo norte para Campinas já está com contrato assinado e o governo planeja avançar com o eixo oeste (Sorocaba) em 2025.
O TIC Eixo Leste (São José dos Campos) segue em estudos. A rota poderá ter de 80 km até 130 km. O serviço prevê uma ligação entre as duas regiões em 75 minutos. O custo do projeto é orçado em R$ 10 bilhões.
Segundo a SPI o TIC Eixo Leste terá seus estudos finalizados no segundo trimestre de 2026. O leilão e assinatura do contrato serão realizados no primeiro semestre de 2027. O prazo para implantação dependerá da opção de traçado escolhida e dos estudos técnicos.

O TIC Eixo Sul (Santos) também segue em estudo pelo governo. Várias rotas estão em estudo com o traçado variando de 80 km até 130 km. A previsão é de que o percurso seja cumprido em 90 minutos entre as duas regiões.
O investimento para o projeto é de R$ 15 bilhões. Os estudos devem ser finalizados em 2026 com leilão e contrato previstos para serem realizados até o segundo semestre de 2027.

Levando em consideração o prazo para a construção do TIC Eixo Norte de oito anos, os eixos de trens para Santos e São José dos Campos poderão estar operacionais em meados de 2035. Cabe lembrar que os projetos de engenharia em curso devem definir melhor os prazos finais de cada projeto.