Trem Intercidades SP-Campinas terá obras iniciadas em maio de 2026

Concessionária TIC Trens já está desenvolvendo projeto básico que deve ser concluído até setembro. Viagens devem começar em abril de 2031
Reunião entre Prefeitura de Campinas e a TIC Trens {Rogerio Capela)
Reunião entre Prefeitura de Campinas e a TIC Trens {Rogerio Capela)

A concessionária TIC Trens, futura operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, se reuniu com a prefeitura de Campinas na terça-feira, 11, para discutir as ações para a implantação dos serviços ferroviários na região.

A reunião contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, representantes do poder executivo local e colaboradores da TIC Trens. A meta é alinhar esforços para a facilitação da agilidade na implantação do projeto.

A concessionária realizará a implantação de dois serviços na região. O Trem Intermetropolitano (TIM) fará a ligação entre Jundiaí e Campinas parando nas estações de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Apresentação realizadas pela TIC Trens (Rogerio Capela)
Apresentação realizadas pela TIC Trens (Rogerio Capela)

Já o Trem Intercidades (TIC) deverá ser a ligação expressa entre São Paulo (Barra Funda/Água Branca) e Campinas com uma parada em Jundiaí. Ao todo serão 101 km de extensão vencidos em 64 minutos com trens em velocidades de até 140 km/h.

Cronograma

Durante a reunião, algumas informações importantes sobre o cronograma de informações foram fornecidas. Uma delas é sobre o projeto básico do TIC que já está em andamento.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A meta é de que o projeto básico seja finalizado em setembro de 2025. Após isso será realizado o projeto executivo seguido das obras que devem ser iniciadas a partir de maio de 2026.

Apresentação realizadas pela TIC Trens (Rogerio Capela)
Apresentação realizadas pela TIC Trens (Rogerio Capela)

A implantação dos serviços ocorrerá por etapas. O TIM entre Jundiaí e Campinas será o primeiro a operar a partir de maio de 2029. Em abril de 2031 será a vez do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo.

Tanto a prefeitura como a concessionária TIC Trens deverão compatibilizar as melhores práticas e esforços para permitir uma sinergia de atividades e projetos entre os dois entes.

Total
0
Shares
2 comments
  1. Adiaram o início das obras para 2026 por falta de recursos. A Comporte não tem dinheiro e os chineses precisam cuidar de trâmites burocráticos para investir legalmente aqui.

  2. Não entendi. Fizeram a licitação/leilão do TIC SP-Campinas sem ter o projeto básico? Então o leilão foi feito em cima do quê? Da distância aproximada entre as cidades, sem ter sequer o ponto exato de partida e de chegada, além das cidades, no caso SP e Campinas.?

Comments are closed.

Previous Post
A estação Washington Luis, da Linha 17

Veja o ranking de evolução das obras nas estações da Linha 17-Ouro

Next Post
Estação Manoel Feio reformada

Governo de SP fecha convênio com Itaquaquecetuba visando concessão das linhas 11, 12 e 13

Related Posts