Trem Intercidades: tem início as sondagens com o mercado que irão até 16 de junho

Agência Invest São Paulo e a Secretaria de Parcerias em Investimentos realizam rodadas com empresas e instituições interessadas a partir desta sexta-feira, 26
Trem regional Coradia (Alstom)

O governo do estado iniciou nesta sexta-feira (26) as sondagens de mercado do projeto do Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo-Campinas).

As rodadas ocorrerão até 16 de junho e estão sendo feitas em conjunto pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e a agência Invest São Paulo.

As reuniões bilaterais têm duração de uma hora e servem para que a gestão pública possa esclarecer dúvidas e receber sugestões de empresas e entidades.

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A expectativa é que investidores, potenciais operadores, financiadores e fornecedores de serviços e sistemas possam entender melhor o edital da concessão.

Trem Intermetropolitano atenderá o trecho entre Jundiaí e Campinas (SPI)
Trem Intermetropolitano atenderá o trecho entre Jundiaí e Campinas (SPI)

O pacote oferecido pelo governo envolve a implantação do serviço expresso entre São Paulo (Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, mas também a Linha 7-Rubi, hoje com a CPTM, e o inédito serviço Intermetropolitano – com trens paradores entre Jundiaí e Campinas.

Publicado em abril, o edital prevê o leilão em 28 de novembro, ou seja, são cerca de seis meses até sua realização.

A concessão terá duração de 30 anos e exigirá investimentos de pelo menos R$ 12,8 bilhões. A empresa vencedora deve assumir a Linha 7-Rubi pouco depois da assinatura do contrato enquanto o serviço expresso deve ser implantado apenas no final da década.

O valor sugerido para a passagem São Paulo-Campinas é de R$ 64, considerado o teto a ser cobrado.

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5 comments
  1. Obrigado pela informação,ai sim compensa, muito melhor do que pegar um ônibus lotado,desconfortável e que pegue transito

  2. Desculpem, mas eu não tenho nenhuma esperança que isto de fato vai um dia existir, pra mim é só um pretexto para privatizar mais uma linha da CPTM.

  3. Pena que com a implantação deste trem da Barra Funda até Campinas vai acabar o serviço 710 da CPTM. A linha 7 é que deveria chegar até a Barra Funda não a linha 11. Isto vai atrapalhar a vida de muita gente, além de sobrecarregar a linha 3 do metrô. Infelizmente a atual gestão, assim como a anterior, se orienta mais por critérios políticos e favorecer interesses privados em detrimento do interesse público, além de não ter visão de longo prazo.

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