A Alstom tem sido bem sucedida em obter novas encomendas de trens de passageiros no Brasil nos últimos anos. Enquanto suas concorrentes amargam fábricas vazias, a empresa francesa fechou pedidos com o Metrô de São Paulo, ViaMobilidade e LinhaUni, responsável pela Linha 6-Laranja.
Dessas composições, apenas os trens Série 8900 das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são conhecidos no momento. A encomenda de 19 trens de monotrilho Innovia 300 foi assumida por uma filial na China, em parceria com a CRRC e ainda não foram vistos, embora não devam ser muito diferentes da frota existente.
Já os 22 trens encomendados pela LinhaUni e que prestarão serviço na Linha 6 a partir de 2026 seguem um mistério parcialmente desvendado por uma apresentação recente da concessionária. Nela, a empresa divulgou algumas ilustrações laterais das composições com a pintura que deverá ser usada, mas nenhuma previsão de chegada do trem cabeça de série.
Nos últimos dias, no entanto, imagens internas da fábrica da Alstom em Taubaté (SP) criaram expectativa sobre um possível trem da Linha 6-Laranja. Inicialmente um vídeo do vice-governador do estado, Felício Ramuth, mostrou um carro com detalhes em laranja, mas sem que fosse possível checar mais características.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Dias atrás, uma imagem da máscara frontal do trem surgiu sem qualquer identificação de cliente, mas já muito próxima da conclusão. O site buscou checar qual é o destino do trem misterioso e, segundo informações internas, trata-se na verdade de uma unidade a ser entregue ao Metrô de Bucareste, na Romênia.
Trens brasileiros devem ser entregues em 2024
A Alstom havia fechado um contrato com a Metrorex SA, empresa que opera o metrô da capital romena, em 2020, prevendo a entrega de 30 trens Metropolis para a nova Linha 5 da sua malha metroviária.
Em maio, um jornal local revelou que a fabricante francesa previa entregar o primeiro desses trens fabricados em Taubaté em agosto deste ano.
De fato, a lateral do trem que aparece no vídeo mostra portas que deslizam por fora da estrutura do vagão, em arranjo semelhante aos trens que operam na Romênia.
Quanto aos trens da Linha 6-Laranja, pelos desenhos revelados parecem ter sido projetados com alguns elementos de composições em fabricação para sistemas europeus.
Previstos para começaram a ser entregues no ano que vem, os trens da Linha 6 devem fazer sua aparição muito breve, caso não exista atraso no cronograma.
Fabricamos trens, mas somos insuficientes e precários no transporte ferroviário de passageiros lamentavelmente.
olhando de lado dos futuros trens da linha 6 parece com a frontal da frota antiga da linha 3 parece que tá renascendo